concurso ousadia web

Alunos do iau são premiados no concurso Ousadia 2022

concurso ousadia web

O concurso Ousadia é um dos 5 concursos estudantis promovidos pelo Instituto Brasileiro de Concreto (IBRACON). O ousadia consiste na elaboração de um projeto arquitetônico e estrutural de uma obra em concreto, em que o objetivo é apresentar a solução mais ousada para o desafio anual proposto. A equipe participante deve elaborar os processos da etapa de projeto como concepção, dimensionamento e detalhamento. Além disso, no projeto é necessário considerar os aspectos de estabilidade estrutural, durabilidade, conforto, otimização de custo, otimização de tempo, sustentabilidade e integração harmônica com o meio.

Este ano, o concurso propôs a elaboração de um projeto de um Dispositivo em Desnível com OAEs em concreto para melhorar a interligação entre as regiões administrativas de Ceilândia e Samambaia em Brasília no Distrito Federal. Como solução para o desafio, a ECon realizou um projeto de uma rotatória elevada e túneis passando por baixo de uma das vias com o intuito de melhorar o fluxo de veículos do local, além de elaborar um projeto de parque para valorizar os espaços no entorno do objeto.

A ECon fará em Dezembro um processo seletivo para a incorporação de novos alunos para o grupo Ousadia. Para essa categoria, serão aceitas inscrições de alunos que em 2023 estarão a partir do terceiro ano de graduação no IAU.

veja o vídeo do projeto em https://www.youtube.com/watch?v=MF6ew0Xehf0&authuser=0

ousadia01

ousadia2