Menu fechado
cartografiaspretas

Em parceria com o Sesc, IAU oferece curso “Cartografias Pretas”

cartografiaspretas

No dias 2, 9, 18, 23 e 30 de agosto, o Sesc São Carlos e o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP realizarão o curso Cartografias Pretas, que irá tratar sobre casas e quintais negros urbanos como patrimônio cultural afro-brasileiro do interior de São Paulo. Gratuito, o curso foi desenvolvido pela professora Joana D’Arc de Oliveira, com supervisão da professora Eulalia Portela Negrelos no âmbito do Pós-doutorado no IAU. 

O objetivo da iniciativa é oferecer formação em metodologias para a realização de mapeamentos da cultura afro-brasileira e divulgar os conteúdos levantados nas cidades que já foram estudadas. A pesquisa vem registrando a cultura afro-brasileira presente nas casas e nos quintas negros do interior paulista, destacando os saberes ancestrais desses povos preservados nestes espaços. Congregando arquitetura, cultura, raça e cotidiano à pesquisa, a iniciativa descortina facetas das histórias pretas nas cidades de São Carlos, Araraquara, Americana e Piracicaba.  

Aberto aos interessados em geral, o curso será realizado sempre às terças-feiras, das 19h30 às 21h30, na sala multiuso do Sesc. A exceção fica por conta do dia 18, única aula marcada para uma quinta-feira, mas com o mesmo horário dos outros dias. Ministrado por pesquisadores e alunos do IAU, o curso terá a presença de moradores convidados da cidade de São Carlos.

Com 20 vagas disponíveis, as inscrições podem ser feitas através do site do Sesc São Carlos ou na Central de Atendimento. Integram o projeto e o curso os seguintes alunos de graduação do IAU: Fabiana Oliveira Palmeira, Márcio Antonio Lino Júnior, Maria Júlia List Rizato, Vitor Daniel Menck e Gerlânia Bezerra Costa.