Menu fechado

Nova Oficina Grupo HABIS

Nova Oficina Grupo HABIS

A produção habitacional em assentamentos rurais e o direito à assessoria técnica

Organizada pelo Grupo de Pesquisa em Habitação e Sustentabilidade (HABIS), vinculado ao Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos (IAU/USP), esta Oficina integra um ciclo de atividades incentivado pelo Fórum +ATHIS, com o intuito de promover debates, em escala nacional, referentes à atualização da Lei 11.888/2008, sobre ATHIS.  

Considerando o conjunto de processos e resultados decorrentes dos trabalhos já coordenados pelo Grupo HABIS e pela USINA – Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitado, a Oficina tem o objetivo de contribuir com reflexões e proposições sobre o papel da assessoria técnica na produção habitacional em assentamentos rurais, especificamente, a partir dos seguintes temas:

1. A contribuição da universidade pública na formação complementar em ATHIS para os assentamentos rurais;
2. O histórico de como a garantia da assessoria técnica para as áreas rurais foi tratada no âmbito dos programas habitacionais federais, incluindo a última versão do PNHR/MCMV;
3. O papel das assessorias técnicas, com destaque para os arranjos normativos e financeiros do PNHR/MCMV;
4. A importância das etapas de projeto e obra, considerando os processos participativos e a autogestão;
5. A produção habitacional nos assentamentos rurais e sua relação com as infraestruturas e os equipamentos, em diferentes escalas;
6. Os trabalhos de ATHIS em assentamentos rurais, promovidas por equipes de assessoria técnica;
7. Desafios e proposições para a formação de equipes de assessoria técnica multidisciplinares e qualificadas, bem como sua garantia para a produção habitacional nos assentamentos rurais.
A Oficina irá ocorrer de forma remota, pelo Google Meet, e será composta por quatro exposições (além de sessões de debates e proposições), organizadas nos dias 16 e 23 de fevereiro (sextas-feiras).  

16/02 (Sexta-Feira)Manhã – Assessoria Técnica em assentamentos rurais como oportunidade de formação complementar: as experiências do Grupo HABIS
Tarde – Das utopias dos canteiros autogeridos à luta pelo habitat da reforma agrária: contribuições da USINA-CTAH

23/02 (Sexta-Feira)Manhã – O lugar e o papel das assessorias técnicas no histórico dos programas habitacionais
Tarde – Por assessorias técnicas qualificadas e permanentes para a produção habitacional nos assentamentos ruraisA programação completa e outras informações serão divulgadas no Instagram do Grupo HABIS (@habis_iauusp). 

Inscrições gratuitas até 14 de fevereiro. Clique para se inscrever.