construindo o presente

Grupo PExURB do IAU-USP recebe prêmio “Construindo o Presente” do CAU/SP

construindo o presente

_ O plano Perspectivas Multiescalares para o Desenvolvimento Sustentável em Juquitiba recebeu o prêmio “Construindo o Presente” do CAU/SP. O trabalho foi realizado pelo Grupo PExURB do IAU-USP em parceria com o Instituto Terra Luminous e abordou uma visão inovadora de planejamento territorial no município de Juquitiba-SP a partir de diferentes escalas de conflitos e convergências. Atualmente, tem sido utilizado para discussões na revisão do plano diretor do município com interferência direta nas tomadas de decisão em políticas públicas.

Mais sobre o plano:
O plano é um trabalho de extensão universitária que teve o propósito de integrar sociedade, gestão pública e academia com foco no aprendizado de alunos pela prática profissional do planejamento urbano e regional. O trabalho esteve baseado nos princípios da Ciência Cidadã que privilegia espaços de formação e transformação da sociedade pela articulação entre o conhecimento científico e o conhecimento leigo. O objetivo foi construir um plano de desenvolvimento sustentável para o município de Juquitiba-SP (localizado no extremo sul da Região Metropolitana de São Paulo) levando em conta todos os aspectos multiescalares que envolvem questões ambientais, administrativas, sociais e econômicas. O resultado foi a consolidação de uma metodologia multiescalar que possibilita romper o padrão setorial de planejamento e de projeto urbanístico por meio da identificação de conflitos, convergências e proposições. A proposta teve como foco as demandas locais, portanto foi um planejamento baseado nos padrões botton-up e se consolida pela sua efetivação por meio de obtenção de recursos para desdobrar-se em projetos integrados de urbanização. Por fim, é importante destacar que a experiência foi movida pelo desafio e pela questão de como promover desenvolvimento urbano-regional integrando os aspectos econômicos e ambientais.