palestra-neogenese web

Palestra no IAU: NEOGÊNESE, com o prof. Milton Esteves Jr.

palestra-neogenese web

– 23/03/2018, sexta, 14hs, no Auditório Paulo de Camargo (IAU-USP), acontece a palestra “Neogênese: Procedimento estratégico/tático para superação dos atuais paradigmas e paradoxos da produção do território”.

De março a julho de 2018 o IAU-USP recebe o prof. Milton Esteves Jr. dentro do Programa Pesquisador Colaborador recentemente aberto pela USP. Esteves Jr. atuará junto ao Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas (NEC) sob supervisão do Prof. David Sperling.

Milton Esteves Jr. é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo – São Carlos e doutor em História da Arquitetura, História da Cidade pela Universitat Politècnica de Catalunya. É professor associado da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. É coordenador do Grupo de Pesquisa “Conexão Vix” e do Projeto de Pesquisa [CON]TEXTOS URBANOS, relacionados ao urbanismo em suas interações com a produção do território e que têm por principais objetivos: desenvolver conjuntos estratégicos e táticos que promovam interações entre sujeitos (pesquisadores, usuários, cidadãos…) e o território; avaliar e ressignificar quesitos técnicos, conceituais e metodológicos relativos à percepção, cognição e representação do território; reverter os embasamentos teóricos/conceituais em articulações pragmáticas capazes de promover intervenções já em dialética com as prerrogativas socioambientais e urbanas presentes e expressas no território e em suas territorialidades.