COLOQUIO 1 web

Projeto de Extensão do IAU realiza I Colóquio da Cartilha da Cidade

COLOQUIO 1 web

_ A fim de debater a possibilidade de articulação de uma rede com pesquisadores, arquitetos, urbanistas, pedagogos, professores e interessados em geral, o Projeto de Pesquisa e Extensão Cartilha da Cidade, do Grupo de Pesquisa ARQUITEC do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU USP), promoverá nos dias 13 e 14 de setembro de 2023 o 1º Colóquio da Cartilha da Cidade.

O evento ocorrerá no Instituto de Arquitetura e Urbanismo, em São Carlos, e contará com espaços de discussão, apresentações de profissionais, grupos e projetos envolvidos na temática urbana, sobretudo em atividades voltadas para crianças e jovens, com o intuito de compartilhar e discutir conhecimentos e experiências cujo objetivo seja auxiliar à formação cidadã, permitindo que cada um se reconheça como um agente social e que possa contribuir para a transformação e construção de cidades socialmente mais justas.

O Projeto Cartilha da Cidade, nas suas várias formações, atua em diversas frentes para incentivar o debate coletivo sobre a cidade, seu funcionamento, seus problemas e disputas territoriais, acreditando que um conhecimento mais profundo sobre a produção do espaço urbano, a presença e utilidade dos equipamentos e redes de serviços públicos caminha no sentido de possibilitar uma melhor compreensão da cidade e da vida urbana, fomentando, desta forma, a construção da autonomia política e social dos moradores.

O grupo, com o objetivo de levar esse debate sobre a cidade a todas e todos através de um processo colaborativo e lúdico de pesquisa e extensão universitária, realiza há 8 anos, sobretudo, em escolas públicas, as Oficinas Urbanas, nas quais várias situações urbanas são problematizadas com o objetivo de fomentar a compreensão sobre a própria cidade.

Nesse ínterim, a realização do evento visa consolidar uma discussão necessária relativa ao urbano, valendo-se de perspectivas distintas de uma mesma temática – a cidade, seus processos e agentes na formação de crianças e jovens.

As inscrições poderão ser feitas através do link

Para mais informações, para consultar a programação e para maiores esclarecimentos, consulte o site do Projeto Cartilha da Cidade http://cartilha.iau.usp.br/ e siga nosso Instagram @cartilha.cidade