JORNADAS 2023 web

VII JORNADA CIENTÍFICA LEAUC: ANTROPOCENO E CIDADE

JORNADAS 2023 web

_ A Jornada Científica do Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo é parte dos eventos acadêmicos promovidos pelo nosso grupo de pesquisa junto ao Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU/USP).

Em sua sétima edição, a Jornada deste ano trabalhará com o tema “Antropoceno e Cidade”. A noção de Antropoceno se refere a uma nova era geológica, resultado de transformações da ecologia do planeta como resultado direto da atividade humana.

Segundo Bruno Latour, estamos “Diante de Gaia”, em referência ao seu livro homônimo lançado em 2020. Enfrentamos uma escolha existencial: ou mantemos as condições que tornam a vida na Terra habitável para todos ou não merecemos continuar vivendo. Essa seria uma escolha a nos posicionarmos “Diante de Gaia”.

A Jornada Científica acontece nos dias 07, 08, 09 e 10 de novembro, de forma presencial no IAU-USP São Carlos.

A abertura desta edição, no dia 07, se dará com a exibição do documentário “Antropoceno: a Era Humana”, sessão especial que faz parte do Ciclo de Cinema e Debates Urbanicidades, às 18h30.

No dia 08, às 18:30h, teremos a nossa mesa de abertura “Antropoceno, Capitaloceno, quais as questões? ”, no Auditório IAU. Contaremos com a presença dos nossos convidados Julio Arroyo (UNL-Argentina), Carlos Navas (IB-USP) e Marcos de Carvalho (EACH-USP). Como mediador, o professor Manoel Rodrigues Alves (IAU USP).

No dia 09 teremos nossa primeira Mesa Temática: “Era humana nos tempos do capital”, às 14:00h, com a presença dos debatedores convidados, Lúcia Leitão (UFPE) e Carlos Navas (IB-USP).

E dia 10, teremos nossa segunda Mesa Temática: “Ambiente urbano na era do capitalismo”, às 9:00h, também com a presença dos nossos convidados Julio Arroyo (UNL- Argentina) e Marcelo Montaño (EESC-USP).

Estendemos nosso convite a toda comunidade do IAU-USP e demais interessados na temática do evento. Contamos com sua participação!

— Texto pela Comissão de Organização de Jornadas 2023″.

cartaz com a programação do evento