Menu fechado

Começando a Pesquisar

Iniciação Científica

É um programa voltado aos alunos dos cursos de graduação, colocando-os em contato com grupos/linhas de pesquisa do Instituto. Recebendo a orientação de um pesquisador experiente, o aluno passa a tomar conhecimento com técnicas e métodos científicos e a ser estimulado a pensar crítica e cientificamente sobre questões próprias à arquitetura e urbanismo. O estudante pode desenvolver pesquisa no âmbito da Iniciação Científica e receber bolsa oferecida pelas agências tradicionais de fomento à pesquisa, no entanto, pode também fazer sua pesquisa sem que lhe seja atribuída bolsa e/ou auxílio.

Agencias de fomento 

FAPESP

As bolsas de Iniciação Científica devem ser propostas pelo orientador e aluno, diretamente à entidade. A solicitação deve ser encaminhada em formulário próprio em qualquer época do ano. O prazo de análise é de aproximadamente 75 dias. As informações acerca dessa modalidade de bolsa podem ser obtidas no endereço http://www.fapesp.br.

CNPq PIBIC/PIBITI

As bolsas de Iniciação Científica do CNPq são destinadas à Universidade, pelo PIBIC, em forma de cotas e, também, ao pesquisador qualificado, por meio de solicitação junto à entidade quando são divulgados editais para esse fim. Os editais são publicados em janeiro/fevereiro, as inscrições ficam abertas até o ultimo dia de março e deverão serão feitas através do Sistema Atena pelo professor responsável.

Na USP, a Pró-Reitoria de Pesquisa é o órgão responsável pela administração e distribuição das bolsas para as Unidades. Esse programa recebe o nome de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/USP/CNPq. O processo de seleção dos estudantes participantes do Programa tem particularidades próprias de cada Unidade. As bolsas PIBIC têm duração de um ano, começando em agosto e findando em julho. A inscrição para o processo de seleção é feita no próprio Instituto ou Departamento de origem do professor orientador e consiste na apresentação do projeto de pesquisa, histórico escolar, formulários próprios devidamente preenchidos, curriculum LATTES do orientador e do estudante. Para maiores detalhes, o estudante deve procurar, à época do período de seleção, o Departamento ou a Comissão de Pesquisa, onde obterá as informações precisas sobre todo o processo. 

CAPES

As bolsas de Iniciação Científica da CAPES estão inseridas no Programa Especial de Treinamento (PET). Esse programa é institucional, ligado à Pró-Reitoria de Graduação. Os grupos PET podem ser implantados em qualquer área do conhecimento, por iniciativa dos colegiados de curso ou por iniciativa de um ou mais departamentos envolvidos e devem contar com um tutor que deverá ser um pesquisador qualificado.

SAIBA MAIS

Tópicos para implementação da bolsa:

1) Orientador e aluno estar com o CVLattes atualizado e enviado ao CNPq (importante verificar o endereço de e-mail disponível);
2) Não estar recebendo nenhuma outra modalidade de bolsa (somente é aceito bolsa social), nem ter vínculo empregatício;
3) Atualizar seus dados pessoais junto a Seção de Alunos (CPF e endereço) e informar número da Conta Corrente;

Gerenciamento da Bolsa:

1) O orientador deverá estar atento ao desenvolvimento do trabalho do seu bolsista;
2) Comunicar sempre à Comissão de Pesquisa ou órgão equivalente, alguma irregularidade referente a bolsa, como o desinteresse do aluno pela pesquisa, solicitando o cancelamento ou substituição do mesmo. O orientador é responsável sobre as mensalidades recebidas indevidamente;
3) Solicitar ao seu bolsista a apresentação de Relatório Parcial (aos 6 meses de bolsa) e o Relatório Final (aos 12 meses de bolsa), Os Relatórios devem ser entregues na sala da Comissão de Pesquisa, junto com o Parecer do Orientador impresso em arquivo PDF.
4) O bolsista deverá estar ciente de que ele deverá apresentar seu trabalho de Iniciação Científica no SIICUSP, no ano em que finda o período de sua bolsa, entregar cópia do seu certificado na Comissão de Pesquisa.

Relatórios (Parcial e Final)

Os relatórios são exigências em qualquer modalidade de apoio e devem seguir os prazos estipulados pelos órgãos de financiamentos e acordados nos projetos de pesquisa. A Comissão de Pesquisa do IAU só gerencia os relatórios de pesquisa referentes as bolsas CNPq/PIBIC.

Bolsa Fapesp

No período de um ano dois relatórios, entregues diretamente na plataforma SAGE, seguindo as recomendações e instruções detalhadas no site FAPESP.(….)

Bolsa CNPq/PIBICP

O relatório parcial deve ser entregue na Comissão de Pesquisa no final do 6º mês de vigência da bolsa, podendo ser enviado para o e-mail da Comissão de Pesquisa: (cpqIAU@….)

O relatório final deve ser entregue também na Comissão de Pesquisa até o último dia útil do 12º mês de vigência da bolsa.