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Produção das Cidades: Educação, Cultura e Crítica Urbana

Descrição da linha

Explora práticas participativas de ação educativa e cultural com grupos diversos para a construção de conhecimento partilhado e o desenvolvimento de reflexões críticas sobre a produção urbana e as dinâmicas socioespaciais. Utiliza temas da arquitetura e do urbanismo para a formação cidadã e a valorização do direito à cidade.

Arte, ciência, cultura e tecnologia no Centro Cultural e TUSP – formando novos espectadores – Fase 2

O Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do campus de São Carlos da Universidade de São Paulo (GCACEx), na perspectiva de cumprir com a missão estabelecida pela PRCEU, de contribuir na formação cultural da comunidade universitária, da cidade e da região, propôs a criação de um projeto de ação cultural de caráter colaborativo no Centro Cultural da USP de São Carlos, em parceria com o Teatro da Universidade de São Paulo. Para tanto, foram formados Núcleos de trabalho, divididos por linguagem. Na fase 1 contemplamos: 1. Artes Visuais (I), 2. Audiovisual (Cinema, Fotografia e Vídeo), 3. Música. Sendo que 4. Teatro já existia sob a coordenação do TUSP e se ampliou com a presença do Núcleo 5. Dança. Os Núcleos citados, foram constituídos e implantados, em equipes formadas por estudantes, servidores não-docentes (funcionários) e docentes, com o objetivo de cuidar dos aspectos de elaboração, produção e execução das ações culturais do campus, tanto de caráter específico (de cada linguagem), quanto em ações conjuntas, com a perspectiva de artes integradas. Nesta fase 2, além de manter os Núcleos já existentes, propomos ampliá-los, devido aos benefícios agregados ao setor cultural do campus, e a quantidade de ações que temos realizado, incluindo a área 6. Produção Cultural, abrindo outra vaga para Artes Visuais (II) e para Audiovisual (Cinema, Fotografia,Vídeo).

Coordenadores: David Moreno Sperling, Cláudia Fabiano (TUSP – São Carlos), Edison San (Centro Cultural USP São Carlos).

Equipe: Arua Fava da Costa, William Silva Cavalcanti, Ana Laura Andreotti, Marilia Daniela Barbosa Silva, Estefane Taisse Trindade Puppo, Adriano Caro Florio

Financiamento: Programa Unificado de Bolsas – Modalidade Cultura e Extensão

As tecnologias digitais aliadas ao processo de Educação Patrimonial do CDCC

Este projeto tem um caráter extensionista aliado à pesquisa. Ele tem como objetivo reunir diferentes tecnologias digitais para potencializar a documentação e a acessibilidade ao patrimônio cultural da cidade de São Carlos. O projeto teve início em 2020 e conta com 7 alunos de graduação, entre eles, 6 bolsistas do Programa Unificado de Bolsas da USP e 1 mestranda do Programa de Pós-Graduação do IAU USP. O projeto tem como objeto de estudo o Edifício do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (São Carlos). Pretende-se reunir diversos tipos de representação e linguagem do edifício e de objetos, que farão parte da exposição comemorativa virtual do CDCC. Uma das vertentes da pesquisa trata da Educação Patrimonial por meio do desenvolvimento de um jogo de quebra-cabeça digital feito a partir de desenhos do edifício do CDCC utilizando-se o programa ?processing?. Uma outra ênfase do projeto é o mapeamento digital 3D, onde, por meio da fotogrametria, de elementos de destaque do CDCC, como a fachada do edifício, o busto de Dante Alighieri e a Mulher Transparente, popularmente conhecida como ?Mulher de Vidro?, pretende criar modelos texturizados. Outra parte da pesquisa envolve as potencialidades e desafios no uso de óculos 3D na execução de croquis tridimensionais de estudos: os pré-testes de intervenções projetuais estão sendo desenvolvidos em ambientes virtuais da edificação do CDCC. Por fim, outro grupo de pesquisadores concentra-se em analisar e destacar as potencialidades da realidade virtual e aumentada (RVA) por meio do registro de fotografias com câmera 360o dos diversos ambientes internos e externos do CDCC. Como resultado, pretende-se obter um tour virtual por alguns espaços do Centro que fará parte da exposição virtual.

Coordenadora: Simone Helena Tanoue Vizioli

Equipe: Laura Hiilesmaa, Francisco Ferreira Peppe, Lucas Italo Cangussu Lima, Leonardo Chieppe Carvalho, Eduardo Galbes Breda de Lima, Gisele Wenzel Martins, Gabriel Pazeti, Giovana Alves Ferreira, Salete Linhares Queiroz, Nelma Regina Segnini Bossolan, Bianca Travaini Xavier, Mayara Capistrano Costa Fook

Financiamento: Programa Unificado de Bolsas – Modalidades Ensino, Pesquisa e Cultura e Extensão

Auxílio de ensino em Ciências Humanas e suas Tecnologias

O Projeto consiste na oferta de um ciclo de cursos, com conteúdos articulados, voltados à capacitação de servidores municipais envolvidos na prática da gestão da cidade e à formação de pesquisadores da temática de desenvolvimento urbano.

Coordenador: Tomas Antonio Moreira

Equipe: Bruno Sangali

Financiamento: Programa Unificado de Bolsas – Modalidade Cultura e Extensão

Blog “O que vemos, o que nos olha?”

O que vemos, o que nos olha” é parte de um Projeto mais amplo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo “#iauusp.emcasa”, cujo objetivo foi propiciar ações que contribuíssem para tornar mais humanos os dias de isolamento necessários ao combate do covid-19 e contribuir com a sociedade. Tendo como referência o livro de Georges Didi-Huberman, essa coletânea espontânea de desenhos, iniciado em abril de 2020, nasceu da vontade de nos comunicarmos neste momento de silêncio. Ao olharmos pela janela a cidade vazia, vemos apenas o que vemos de forma tautológica, ou acionamos nossas concepções de mundo e passamos a ver algo além? Como estas imagens nos fazem olharmos para nós mesmos? Entendemos que o desenho pode cumprir um papel como meio de interação e servir como registro pessoal da nossa percepção e experimentação do mundo, desde dentro de nossas casas.

Coordenadora: Simone Helena Tanoue Vizioli

Equipe: Joubert José Lancha, Paulo César Castral, David Moreno Sperling, Luciano Bernardino da Costa, Gabriel Braulio Botasso, Ana laura assumpção, Francisco Ferreira Peppe, Lucas Italo Cangussu Lima

Website: https://iauusp-emcasa-olhar.blogspot.com/

Capacitação em Políticas e Instrumentos para Gestão Urbana

O Projeto consiste na oferta de um ciclo de cursos, com conteúdos articulados, voltados à capacitação de servidores municipais envolvidos na prática da gestão da cidade e à formação de pesquisadores da temática de desenvolvimento urbano.

Coordenadores: Tomas Antonio Moreira e Gislene de Fátima Pereira

Equipe: Gisela Cunha Viana Leonelli, Leticia Nerone Gadens

Cidade que Educa

O Projeto Cidade que Educa: transformando ruas, bairros e pessoas, tem como objetivo qualificar os espaços públicos por meio do engajamento comunitário. A parceria entre poder público, associação de moradores, universidades, comunidade escolar e grupos organizados, visa articular estes agentes para a transformação urbana, com ênfase na qualidade dos espaços públicos pensados a partir de intervenções de baixo custo. As intervenções têm como objetivo incentivar diferentes meios de mobilidade ativa, a segurança no trânsito, a qualidade dos espaços de estar e de lazer. Sua importância justifica-se por ampliar ações socioeducativas que favorecem a qualidade de vida, o senso de coletividade, ativar o potencial da comunidade ao reivindicar mudanças em larga escala e a longo prazo. O projeto Cidade que Educa é um piloto, cujo potencial é tornar-se uma referência para outras realidades semelhantes na cidade de São Carlos.

Coordenadora: Amanda Saba Ruggiero Vice-coordenadora: Renata Bovo Perez

Equipe: Guilherme Alvez, Carolina de Oliveira Melo e Silva, Manuela Gaio Filla, Julia Simabukuru, Gustavo Rocha, Bianca Habib

Financiamento: O projeto obteve financiamento para execução de uma primeira parte por meio de emenda parlamentar que financiou a execução do piso da área 1. O projeto busca atualmente fontes e formas de financiamento para viabilizar as etapas 2 e 3.

Planejamento, projeto, produção e montagem da exposição: a trajetória de Jorge Osvaldo Caron

O projeto de extensão tem como objetivo planejar, projetar, produzir e montar a exposição: A trajetória de Jorge Caron. O evento faz parte das atividades programadas (Colóquio e Edição Especial da Revista Risco) para homenagear e valorizar a memória do arquiteto e professor Jorge O. Caron. A exposição visa divulgar o acervo de desenhos, documentos, textos, fotografias e maquetes doado para o Instituto de

Arquitetura e Urbanismo em 2006, atualmente sob a guarda da biblioteca do IAU.

Coordenadora: Amanda Saba Ruggiero

Equipe: Yasmin Migliati

Financiamento: Financiamento: Programa Unificado de Bolsas – Modalidades Ensino, Pesquisa e Cultura e Extensão

Organização e divulgação de atividades e espaços culturais do CAASO / Licenciatura em prática ação e reflexão sobre ensino para público pré-vestibular de cursinhos populares

Coordenador: Francisco Sales Trajano Filho

Equipe:

Financiamento: Programa Unificado de Bolsas – Modalidade Cultura e Extensão

Projeto Con:Finis

O Projeto CON:FINIS: Documentário, habitação e cidade, em realização no Nomads.usp, quer problematizar o processo de ressignificação do habitar, acentuado pela atual pandemia, estimulando reflexões sobre seus muitos aspectos. Propõe, também, utilizar o audiovisual como linguagem, suporte de narrativas e meio de intercâmbio de compreensões e vivências, através da Internet. O projeto parte da compreensão de que o espaço doméstico confinado constitui, hoje, um denominador comum momentâneo entre todos nós, um sistema que se estende por quase todo o planeta, do qual somos partes em interação. O projeto propõe a observação e documentação das entranhas desse sistema, a partir do seu interior, por todos nós, observadores e participantes. A metodologia baseia-se na divulgação extensiva do projeto em redes sociais e via e-mail, convidando o público em geral a produzir um vídeo de, no máximo, 2 minutos, compartilhando impressões sobre seu atual espaço de habitar, seu cotidiano, experiências e reflexões no confinamento, estimulando as pessoas a permanecer em confinamento. Os vídeos são amplamente divulgados através dos mesmos meios, e também analisados segundo categorias definidas a partir de um horizonte teórico previamente construído. As referências teóricas mesclam autores dos campos de Arquitetura e Urbanismo, Cinema, Antropologia Visual, principalmente.

Coordenador: Marcelo Tramontano.

Equipe: Pedro Plácido Teixeira, Rodolfo Silva Martins, Renato Alves Santos

Website: www.nomads.usp.br/confinis

Projeto RDS: Remote Design Studios

O projeto organiza-se em torno de cinco objetivos principais:

i. Produzir uma overview sobre modos de ensino remoto de projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo, durante a pandemia da Covid-19;

ii. Contribuir para a formulação de disciplinas remotas de projeto a serem oferecidas durante o período de confinamento;

iii. Ampliar a reflexão sobre atividades colaborativas online no ensino de projeto;

iv. Contribuir para a discussão sobre a inclusão de estruturas híbridas presenciais/remotas em disciplinas regulares de projeto; e

v. Estimular a interlocução sobre o assunto, divulgando resultados em fóruns acadêmicos.

A metodologia consiste principalmente em consultas online (https://cutt.ly/hz4mGxr) a professores de Projeto de cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, América Latina, Europa, Estados Unidos e Índia, e a avaliação de suas repostas segundo categorias analíticas previamente definidas. Também são analisados trabalhos de alunos produzidos em disciplinas remotas online. Todos os resultados são lidos à luz de bibliografia atualizada, de autores brasileiros e do Exterior.

Coordenador: Marcelo Tramontano

Integrantes: Mario Andrés Vallejo, Maurício José da Silva Filho, Danilo Cazentini Medeiros

Projeto SancaCentro

Plataforma online de participação comunitária para discussão sobre o centro da cidade de São Carlos, SP. A plataforma SancaCentro é um espaço de trocas sobre o centro de São Carlos e tem como objetivo entender as dinâmicas de produção do território articuladas às diretrizes urbanísticas gerais presentes na legislação local e ao processo de renovação de determinado setor ou região da cidade. Nesta plataforma trataremos especificamente de dois temas relacionados ao território produzido: Memória e Sociabilidades Urbanas. O conteúdo gerado a partir da participação das pessoas que moram em São Carlos, somado a outras coleta de dados e leituras urbanas, irão subsidiar as propostas de ação de renovação e transformação urbana, pautadas pela necessidade de aumento de densidade populacional neste setor, de modo articulado à proposta de novos equipamentos públicos que reativem e recoloquem sua urbanidade, à enfase na qualidade dos espaços públicos, à multiplicidade de usos e a sociabilidades urbanas revisitadas. Para além da pesquisa presencial e coleta de dados, o projeto emprega meios digitais como método de análise e percepção do território e como método de formulação de hipóteses e projeto, como o caso desta plataforma.

Coordenador: Marcelo Claudio Tramontano

Equipe: Juliana Couto Trujillo Aruã Fava da Costa

Financiamento: Programa Unificado de Bolsas – Modalidade Cultura e Extensão

Website: www.nomads.usp.br/sancacentro

Ver a Cidade / Oficinas Urbanas

A cidade onde as pessoas moram, trabalham, circulam e se divertem, muitas vezes, possui uma dimensão opaca, na qual o entendimento de sua produção e do funcionamento, são itens exclusivos do conhecimento erudito, não compartilhado pelo conjunto dos moradores. O Grupo de Pesquisa ARQUITEC do IAUUSP, com o projeto Oficinas Urbanas / Cartilha da Cidade, realiza oficinas em escolas, procurando levar os temas urbanos para o ambiente de formação, a partir da troca de conhecimentos e experiências dos participantes, incrementando o diálogo e a interatividade. As oficinas trabalham os temas desenvolvidos no primeiro volume impresso da Cartilha e nos do volume em elaboração, de forma dinâmica e lúdica, tendo como base o jogo “Agentes Urbanos e a Cidade Participativa”. O projeto sem imaginar que sozinho possa dar conta da formação cidadã, pretende ativar processos, que auxiliem os moradores a se reconhecerem enquanto pertencentes a uma sociedade, que sem ser homogênea, vivem e constroem um lugar comum, a própria cidade. O projeto tem também o objetivo de elaborar um sítio eletrônico (https://cartilha.ddns.net/) com as 5 versões do jogo, conforme o público alvo, permitindo que pessoas em qualquer lugar possam realizar as Oficinas.

Coordenador: Miguel Antonio Buzzar

Equipe: Miranda Zamberlan Nedel, Rachel Bergantin, Jasmine Luiza Souza Silva, Verônica de Freitas, Raquel Correa Saes, Louyse Freire Tenório Cerqueira, Raíssa Tronnolone, Naiara Nunes Ribeiro

Financiamento: Edital Empreendedorismo Social 01/2019 – Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e Programa Unificado de Bolsas – Modalidade Cultura e Extensão