Ingresso

MATRÍCULA DOS INGRESSANTES 2022 – FUVEST E SISU

INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA:

A matrícula será realizada em DUAS ETAPAS VIRTUAIS OBRIGATÓRIAS no site da USP, no endereço eletrônico http://www.usp.br, no Sistema USP.

Na primeira etapa virtual de matrícula, os candidatos convocados deverão preencher o formulário eletrônico de matrícula na parte pública do Sistema Júpiter da USP, no menu chamado: Etapa virtual de matrícula - ingressantes, divulgado no site da USP https://www.usp.br e enviar, em formato digital (PDF, JPG,PNG, GIF), a documentação exigida.

Já a segunda etapa virtual consiste na confirmação da matrícula pelo candidato, no site da USP, https://www.usp.br, sob pena de perda da vaga. Neste ato, o candidato aprovado deverá preencher os formulários eletrônicos de confirmação de matrícula e enviar a documentação exigida, nas datas estabelecidas no calendário, em formato digital (PDF, JPG,PNG, GIF).

As duas etapas virtuais de matrícula serão consolidadas apenas após a validação dos documentos pela Central Unificada de Matrículas da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Mais informações, acesse:

Página da Pró-Reitoria de Graduação
FUVEST
Sistema de Seleção Unificada (SISU)

Dúvidas ou problemas com a matrícula virtual:

Entre em contato com a Central Unificada de Matrículas USP
Telefones: (11) 3091-3403 / (11) 3091-3442
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Horário de atendimento: das 8h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira.

Semana de Recepção aos Calouros 2022 e aos ingressantes de 2020 e 2021 do IAU

Período: de 14 a 25 de março de 2022.
Programação neste link.

Em caso de dúvida, escreva para o Serviço de Graduação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

INSTRUÇÕES E TUTORIAIS

Criação de sua Senha Única: acesse o endereço http://id.usp.br, em "Primeiro Acesso", informe seu Número USP (enviado a você por e-mail), o e-mail alternativo (informado por você na inscrição do vestibular) e siga os passos de validação para criar sua senha única. Se você mudou seu e-mail após sua inscrição no vestibular ou no processo seletivo, dirija-se a seção de alunos de sua unidade para cadastrar um novo e-mail que deverá ser utilizado na criação de sua senha única.

Criação do e-mail institucional: entre novamente em http://id.usp.br utilize o botão "Entrar" com sua senha única para criar seu e-mail @usp.br. Após a criação do e-mail institucional, o acesso deve ser realizado por meio do endereço http://email.usp.br

Acesso ao Sistema Júpiter Web: após a criação da senha única, você poderá acessar o sistema Júpiter Web disponível em: http://uspdigital.usp.br.

Carteirinha USP Digital: e-Card USP (AppStore e Google Play): trata-se de um aplicativo que pode ser utilizado no lugar do cartão USP como sua identificação dentro da USP, bem como para acesso aos restaurantes universitários e bibliotecas. Podem ser apresentados diretamente da tela do celular um código QR (Quick Response Code) para uso nos restaurantes universitários e um código de barras para uso nas bibliotecas. Nos restaurantes será debitado o valor da refeição diretamente de seus créditos e nas bibliotecas servirá apenas para identificação de acesso.

Cartão USP Definitivo: o cartão USP definitivo deverá ser solicitado no sistema Júpiter, pelo próprio aluno. Para solicitar o cartão USP definitivo, acesse o sistema Júpiter, clique em “Cartões USP” no menu lateral esquerdo. Clique em “Incluir/ Alterar foto” e verifique se já há uma foto carregada. Se não houver, você deverá inserir uma foto, de preferência com fundo branco e de boa qualidade, e em seguida clicar em “Nova solicitação”. A inclusão/alteração da foto só poderá ser autorizada se a solicitação do cartão tiver sido feita. Na solicitação do primeiro cartão, o único motivo disponível é “Novo Cartão” e basta salvar para que seu pedido seja enviado para aprovação do Serviço de Graduação. Você pode consultar a situação do seu pedido em “Listar solicitação”. Você também receberá um e-mail do Sistema Júpiter no momento em que o cartão estiver disponível na Unidade para retirada. Após a retirada do cartão, é necessário ativá-lo para carregar créditos do Restaurante Universitário.

Restaurante Universitário, Cardápio USP (AppStore e Google Play): o sistema Rucard possibilita ao usuário comprar créditos pela internet, ou pelo aplicativo Cardápio USP para celular, e efetuar o pagamento por meio de boleto bancário. Para mais detalhes sobre como gerar os créditos pela internet ou pelo aplicativo Cardápio USP, acesse http://cetilq.sti.usp.br/competencias/rucard/

Rede sem Fio: a rede sem fio EDUROAM está disponível em diversos lugares do mundo nas instituições de ensino e/ou pesquisa que aderiram ao projeto. Nesses locais, os membros da comunidade USP poderão utilizar as mesmas credenciais/senha do http://uspdigital.usp.br (Júpiter, Janus, Marte, etc) para acessar a internet através da rede sem fio eduroam. É importante preencher o @usp.br no campo de login. Isto é, caso seu número USP seja 1234567, no campo de login preencha Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Isso é fundamental para que você consiga utilizar a rede eduroam fora da USP. Para se conectar à rede sem fio EDUROAM, veja como fazer a configuração para instalá-la em seu dispositivo móvel no site http://eduroam.usp.br

Tutoriais do Sistema Júpiter em vídeo: na página da Pró-Reitoria de Graduação encontra-se disponível vídeos explicativos sobre telas do Sistema Júpiter. Veja os vídeos neste link.


PROGRAMA DE APOIO À PERMANÊNCIA E FORMAÇÃO ESTUDANTIL

Para informações, acesse o site:

Serviço Social do campus USP de São Carlos
Superintendência de Assistência Social da USP

Qualquer dúvida, envie e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Veja também o vídeo institucional preparado pelo Serviço Social do campus USP de São Carlos.

Vestibular FUVEST

O ingresso no curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo é feito anualmente por meio do concurso vestibular. Realizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST), o exame é único para todas as demais Unidades de ensino da Universidade de São Paulo (USP).
Acesse o site da FUVEST

 


Relação candidato-vaga e nota de corte nos últimos anos:

Modalidade Ano Ano Ano Ano
Ampla Concorrência - AC  2019 2020 2021 2022
Nº de vagas 18 15 15 15
Nº de Inscritos 529 408 402 417
Relação C/V 29,39 27,2 26,8 27,8
Nota de corte 50 57  59   59
Escola Pública - EP        
Nº de vagas  8 10 10 10
Nº de Inscritos 150 178 183 142
Relação C/V 18,75 17,8 18,3 14,2
Nota de corte 43  46  48  49
Escola Pública PPI - EP/PPI        
Nº de vagas 5 6 6 6
Nº de Inscritos 29 36 64 33
Relação C/V 5,8 6,0 10,7 5,5
Nota de corte 29 28   35 30 

 

SISU/ENEM

A partir de 2017, o ingresso no curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo também passou a ser feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Foram destinadas 14 vagas para alunos oriundos de escolas públicas, sendo a metade destinada às pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas. 

Mais informações podem ser obtidas diretamente no site da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

 

Ingresso por Transferência

Será permitida a transferência, observados os prazos previstos no calendário escolar:
a) de um curso para outro da USP;
b) de outras instituições de ensino superior do País ou do exterior para a USP.
No caso previsto em (b) não serão permitidas transferências para o primeiro e para os dois últimos períodos letivos do currículo escolar. (Art. 77, do Regimento Geral da USP).
As transferências referidas em (a) e (b) são condicionadas: à existência de vagas e à aprovação em exame de seleção. (Art. 78, do Regimento Geral da USP).

 

Transferência Interna

A transferência interna para o curso de Arquitetura e Urbanismo pode ser requerida por alunos matriculados nos seguintes cursos de graduação da USP: "Geografia", "Engenharia Civil" e "Engenharia Ambiental" de qualquer Unidade da USP e dos cursos de "Design" e de "Arquitetura e Urbanismo" da FAU-USP.

Processo de Transferência Interna 2022: não há vagas para o curso de Arquitetura e Urbanismo do IAU.

 

Transferência Externa

Outra forma de ingressar é por meio de transferência externa. Neste caso, o aluno interessado deverá estar matriculado em outra instituição de ensino superior. Os alunos da USP também poderão participar deste processo.
A transferência está condicionada à disponibilidade de vagas no curso.

Processo de Transferência Externa 2021: uma vaga para o curso de Arquitetura e Urbanismo do IAU.

A seleção ocorrerá em duas etapas:

  • Inscrições e 1ª Etapa (pré-seleção), de responsabilidade da FUVEST
    https://www.fuvest.br/ 
    Devido a pandemia de coronavírus, acompanhe o site da FUVEST para confirmar as datas.

  • 2ª Etapa, de responsabilidade da Unidade (avaliação específica). 

Edital Transferência Externa 2021

O candidato convocado para a segunda fase deverá providenciar o upload dos documentos listados no item 3 do Edital, a partir das 9 horas do dia 25/10/2021 até às 17 horas do dia 26/10/2021, neste link.

O candidato que não providenciar o upload da documentação exigida nesse prazo será eliminado do processo.

Não receberemos os documentos de forma presencial, apenas através do formulário eletrônico.

Local da prova da 2ª etapa do processo de transferência externa para o IAU (03/12/2021): Sala de Pós-1 do IAU - USP São Carlos.

Qualquer dificuldade, favor enviar e-mail para o Serviço de Graduação do IAU: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Resultado

Consulte as provas específicas de anos anteriores:

Avaliação específica 2021-2022.
Avaliação específica 2020-2021.
Avaliação específica 2017-2018.

Avaliação específica 2015-2016
Avaliação específica 2014-2015
Avaliação específica 2013-2014
Avaliação específica 2011-2012 
Avaliação específica 2008-2009


 

Portadores de Nível Superior

Poderá ser concedida matrícula, independentemente do concurso vestibular, a portadores de diploma de curso superior devidamente registrado, em vagas remanescentes, após a matrícula dos alunos regulares da Universidade e atendidas as transferências previstas no Regimento Geral da USP.

Resolução CoG Nº 3823, de 17.5.1991, DOE 17.5.1991 - Regulamenta a matrícula de portadores de diploma de curso superior, em cursos de graduação.

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