Ingresso

MATRÍCULA DOS INGRESSANTES 2021 - FUVEST E SISU

Informações sobre a matrícula:

A matrícula será realizada em duas etapas virtuais obrigatórias, sendo a primeira de preenchimento do formulário de matrícula na parte pública do Sistema Júpiter da USP, no menu chamado: Etapa virtual de matrícula - ingressantes e submissão de uma fotografia recente, de cópia digitalizada de um documento de identidade oficial, do Certificado de Conclusão do Ensino Médio e histórico escolar ou declaração expedida em papel timbrado e assinada pelo diretor ou responsável da instituição de ensino contendo a informação de que o aprovado se matriculou no último ano do ensino médio no ano de 2020. Já a segunda etapa virtual consiste em confirmação da matrícula pelo candidato.

As duas etapas virtuais de matrícula serão consolidadas apenas após a validação dos documentos pela Central Unificada de Matrículas da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Em caso de dúvida, escreva para o Serviço de Graduação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mais informações, acesse:

Página da Pró-Reitoria de Graduação - PRG (FUVEST e SISU)
FUVEST
Sistema de Seleção Unificada (SISU)
Notícia do Jornal da USP sobre o SISU 2021

Dúvidas ou problemas com a matrícula virtual

Entre em contato pelos telefones: (11) 3091-3403 / (11) 3091-3442
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de atendimento: das 8h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira (excepcionalmente, nos dias 20 e 21/03/2021, também haverá atendimento nesse mesmo horário).

Semana de Recepção aos Calouros do IAU

De 12 a 16 de abril será realizada a Semana de Recepção dos Calouros Virtual.
Veja a programação neste link.

Vídeos e Tutoriais sobre o Sistema Júpiter - Confiram neste link.

Seu e-mail e sua senha única são de fundamental importância para sua vida acadêmica na USP. Eles são as portas de acesso para diversos serviços da USP, como a rede sem fio Eduroam, VPN (Virtual Private Network), consulta as bases bibliográficas e ao Sistema Acadêmico Júpiter Web. Note que todas as mensagens de interesse acadêmico, tais como informativos, notas e frequências, períodos para inscrição de bolsas de estudo, serão enviadas apenas para o seu e-mail institucional @usp.br. Assim, seguem as instruções adicionais de como obter seu e-mail institucional, sua senha única e o acesso ao Sistema Júpiter Web.

Senha única e e-mail institucional (@USP)

Criação de sua Senha Única

Acesse o endereço http://id.usp.br, em “Primeiro Acesso”, informe seu Número USP, o e-mail alternativo e siga os passos de validação para criar sua senha única. Seu número USP e seu e-mail alternativo foram enviados pela Pró-Reitoria de Graduação para o seu e-mail pessoal. Se você mudou seu e-mail após sua inscrição no vestibular ou no processo seletivo, dirija-se ao Serviço de Graduação  para cadastrar um novo e-mail que deverá ser utilizado na criação de sua senha única.

Criação do e-mail Institucional

Entre novamente em http://id.usp.br utilize o botão “Entrar” com sua senha única para criar seu e-mail @usp.br. Após a criação do e-mail institucional, o acesso deve ser realizado por meio do endereço http://email.usp.br.
Em caso de dúvidas, acesse o FAQ do STI-USP

Acesso ao Sistema Júpiter Web

O Sistema Júpiter é o sistema responsável pelo gerenciamento da Graduação na USP. É o principal sistema da Universidade, utilizado por alunos, docentes e funcionários da Graduação.
Após a criação da senha única, você poderá acessar o sistema Júpiter disponível  em: http://uspdigital.usp.br.
Em caso de dúvidas, acesse o FAQ do STI-USP

Carteirinha USP Digital: e-Card USP (AppStore e Google Play)

Trata-se de um aplicativo que pode ser utilizado no lugar do cartão USP como sua identificação dentro da USP, bem como para acesso aos restaurantes universitários e bibliotecas. Podem ser apresentados diretamente da tela do celular um código QR (Quick Response Code) para uso nos restaurantes universitários e um código de barras para uso nas bibliotecas. Nos restaurantes será debitado o valor da refeição diretamente de seus créditos e nas bibliotecas servirá apenas para identificação de acesso.

Cartão USP: Definitivo

O cartão USP definitivo deverá ser solicitado no sistema Júpiter, pelo próprio aluno.
Para solicitar o cartão USP definitivo, acesse o sistema Júpiter, clique em “Cartões USP” no menu lateral esquerdo.
Clique em “Incluir/ Alterar foto” e verifique se já há uma foto carregada. Se não houver, você deverá inserir uma foto, de preferência com fundo branco e de boa qualidade, e em seguida clicar em “Nova solicitação”. A inclusão/alteração da foto só poderá ser autorizada se a solicitação do cartão tiver sido feita.
Na solicitação do primeiro cartão, o único motivo disponível é “Novo Cartão” e basta salvar para que seu pedido seja enviado para aprovação do Serviço de Graduação.
Você pode consultar a situação do seu pedido em “Listar solicitação”.
Você também receberá um e-mail do Sistema Júpiter no momento em que o cartão estiver disponível na Unidade para retirada. Após a retirada do cartão, é necessário ativá-lo para carregar créditos do Restaurante Universitário.

Restaurante Universitário: Cardápio USP (AppStore e Google Play)

O carregamento de créditos financeiros para uso dos restaurantes universitários pode ser feito via geração de boletos bancários, que devem ser pagos por meio de serviços digitais de bancos ou em qualquer agência bancária.
Lembramos que, embora esta funcionalidade evite filas nos pontos de venda dos restaurantes universitários, é recomendável que a carga/recarga seja feita antecipadamente, visto que a compensação do boleto leva 48 horas para processar os créditos. Portanto, planeje bem seu tempo para evitar transtornos.
No entanto, caso você não queira fazer o uso do boleto, é possível dirigir-se aos Pontos de Vendas dos Restaurantes Universitários.
O sistema Rucard possibilita ao usuário comprar créditos pela internet, ou pelo aplicativo Cardápio USP para celular, e efetuar o pagamento por meio de boleto bancário.
Para mais detalhes sobre como gerar os créditos pela internet ou pelo aplicativo Cardápio USP, acesse http://cetilq.sti.usp.br/competencias/rucard/

Rede sem Fio

A rede sem fio EDUROAM está disponível em diversos lugares do mundo nas instituições de ensino e/ou pesquisa que aderiram ao projeto.Nesses locais, os membros da comunidade USP poderão utilizar as mesmas credenciais/senha do http://uspdigital.usp.br (Júpiter, Janus, Marte, etc) para acessar a internet através da rede sem fio eduroam. É importante preencher o @usp.br no campo de login. Isto é, caso seu número USP seja 1234567, no campo de login preencha 1234567@usp.br. Isso é fundamental para que você consiga utilizar a rede eduroam fora da USP.
Para se conectar à rede sem fio EDUROAM, veja como fazer a configuração para instalá-la  em seu dispositivo móvel no site http://eduroam.usp.br

Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil

Estão abertas as inscrições para concorrer aos benefícios de permanência estudantil destinados aos ingressantes com necessidades socioeconômicas (PAPFE).
O período de inscrição dos ingressantes via FUVEST será de 29/03 a 14/04/2021.
O período de inscrição dos ingressantes via SiSU será de 15/04 a 21/05/2021.
O aluno poderá se inscrever assim que tiver concluído a sua matrícula virtual, criado o seu login/senha nos sistemas USP e esteja com o seu e-mail institucional (@usp.br).

Siga esse caminho:

1. Acesse o Portal de Serviços Computacionais da USP.
2. Programa de Bolsas
3. PAPFE/SASe
4. Inscrição em bolsas e apoios
5. Siga as instruções descritas na página.

Para maiores informações, acesse o Edital PAPFE INGRESSANTES 2021.
Leia também a matéria do Jornal da USP e do InfoGeral campus de São Carlos.
Qualquer dúvida, envie e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Veja também o vídeo institucional preparado pelo Serviço Social do campus USP de São Carlos.


Vestibular FUVEST

O ingresso no curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo é feito anualmente por meio do concurso vestibular. Realizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST), o exame é único para todas as demais Unidades de ensino da Universidade de São Paulo (USP).
Acesse o site da FUVEST

 


Relação candidato-vaga e nota de corte nos últimos anos:

Modalidade Ano Ano Ano
Ampla Concorrência - AC  2019 2020 2021
Nº de vagas 18 15 15
Nº de Inscritos 529 408 402
Relação C/V 29,39 27,2 26,8
Nota de corte 50 57  59 
Escola Pública - EP      
Nº de vagas  8 10 10
Nº de Inscritos 150 178 183
Relação C/V 18,75 17,8 18,3
Nota de corte 43  46  48
Escola Pública PPI - EP/PPI      
Nº de vagas 5 6 6
Nº de Inscritos 29 36 64
Relação C/V 5,8 6,0 10,7
Nota de corte 29 28   35

 

SISU/ENEM

A partir de 2017, o ingresso no curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo também passou a ser feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Foram destinadas 14 vagas para alunos oriundos de escolas públicas, sendo a metade destinada às pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas. 

Mais informações podem ser obtidas diretamente no site da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

 

Ingresso por Transferência

Será permitida a transferência, observados os prazos previstos no calendário escolar:
a) de um curso para outro da USP;
b) de outras instituições de ensino superior do País ou do exterior para a USP.
No caso previsto em (b) não serão permitidas transferências para o primeiro e para os dois últimos períodos letivos do currículo escolar. (Art. 77, do Regimento Geral da USP).
As transferências referidas em (a) e (b) são condicionadas: à existência de vagas e à aprovação em exame de seleção. (Art. 78, do Regimento Geral da USP).

 

Transferência Interna

A transferência interna para o curso de Arquitetura e Urbanismo pode ser requerida por alunos matriculados nos seguintes cursos de graduação da USP: "Geografia", "Engenharia Civil" e "Engenharia Ambiental" de qualquer Unidade da USP e dos cursos de "Design" e de "Arquitetura e Urbanismo" da FAU-USP.

Processo de Transferência Interna 2021: três vagas para o curso de Arquitetura e Urbanismo do IAU.

Edital de Transferência Interna 2021.

Os interessados em participar do processo seletivo deverão fazer a inscrição on-line a partir das 9 horas do dia 18 de janeiro de 2021 até às 17 horas do dia 19 de janeiro de 2021, por meio do formulário eletrônico disponível neste link.

Ao formulário de inscrição online deverão ser anexados os seguintes documentos:

  • Atestado de matrícula do curso de origem emitido pelo Sistema Júpiter com código de controle de autenticidade.
  • Histórico escolar do curso de origem emitido pelo Sistema Júpiter com código de controle de autenticidade.

Divulgação do Resultado: 29 de janeiro de 2021.

Resultado

O atestado de vaga do(a) candidato(a) aprovado(a) deverá ser retirado no Serviço de Graduação do IAU, no dia 5 de fevereiro de 2021, das 14 às 17 horas.

A matrícula do candidato aprovado no processo de transferência interna deverá ser feita no Serviço de Graduação do IAU, no dia 5 de fevereiro de 2021, das 14 às 17 horas.

 

Transferência Externa

Outra forma de ingressar é por meio de transferência externa. Neste caso, o aluno interessado deverá estar matriculado em outra instituição de ensino superior. Os alunos da USP também poderão participar deste processo.
A transferência está condicionada à disponibilidade de vagas no curso.

Processo de Transferência Externa 2020: duas vagas para o curso de Arquitetura e Urbanismo do IAU.

A seleção ocorrerá em duas etapas:

  • Inscrições e 1ª Etapa (pré-seleção), de responsabilidade da FUVEST (ver cronograma site da FUVEST 2020).
    https://www.fuvest.br/ 
    Devido a pandemia de coronavírus, acompanhe o site da FUVEST para confirmar as datas.

  • 2ª Etapa, de responsabilidade da Unidade (avaliação específica). 

Edital Transferência Externa 2020 (novas datas)

O candidato convocado para a segunda fase deverá providenciar o upload dos documentos listados no item 3 do Edital, a partir das 9 horas do dia 11 de janeiro de 2021 até às 17 horas do dia 13 de janeiro de 2021, neste link.

O candidato que não providenciar o upload da documentação exigida nesse prazo será eliminado do processo.

Não receberemos os documentos de forma presencial, apenas através do formulário eletrônico.

Qualquer dificuldade, favor enviar e-mail para o Serviço de Graduação do IAU: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Resultado

Consulte as provas específicas de anos anteriores:

Avaliação específica 2017-2018.
Avaliação específica 2015-2016
Avaliação específica 2014-2015
Avaliação específica 2013-2014
Avaliação específica 2011-2012 
Avaliação específica 2008-2009


 

Portadores de Nível Superior

Poderá ser concedida matrícula, independentemente do concurso vestibular, a portadores de diploma de curso superior devidamente registrado, em vagas remanescentes, após a matrícula dos alunos regulares da Universidade e atendidas as transferências previstas no Regimento Geral da USP.

Resolução CoG Nº 3823, de 17.5.1991, DOE 17.5.1991 - Regulamenta a matrícula de portadores de diploma de curso superior, em cursos de graduação.

Voltar ao Topo