Extracurriculares

Bolsas de Iniciação Científica

As bolsas de iniciação científica são oferecidas pelas seguintes agências governamentais: SESu, CNPq e FAPESP.

SESu:

A Secretaria de Educação Superior (SESu) possui um "Programa de Educação Tutorial - PET" integrado por grupos tutoriais de aprendizagem, que busca propiciar aos alunos condições para a realização de ampla gama de atividades extracurriculares, favorecendo sua formação acadêmica tanto para a integração no mercado profissional como para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação. Destina-se a grupos de alunos (a partir do 2º ou 3º semestre do curso) que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação. O aluno deverá verificar se sua Unidade participa desse programa para entrar em contato com o professor-tutor, que fará a seleção de doze bolsistas que irão compor o grupo sob a sua orientação.

Mais Informações

CNPq:

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) oferece bolsas a alunos de cursos de graduação, a partir do 3º semestre letivo, indicados por pesquisadores qualificados para participarem, sob sua orientação, de projetos de pesquisa que estejam desenvolvendo.

Página do CNPq

FAPESP:

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) oferece bolsas a alunos de cursos de graduação, para desenvolverem atividades de pesquisa sob a orientação de um pesquisador experiente (com a titulação mínima de doutor).

Página da FAPESP

Exige-se do aluno a aprovação prévia nas disciplinas que possam propiciar a base necessária para o desenvolvimento da pesquisa.

 

 

Voltar ao Topo