Matrícula

Matrícula - Alunos Regulares

A matrícula é feita por disciplina ou conjunto de disciplinas de um período letivo, nos prazos estabelecidos no Calendário Escolar. Entende-se por “disciplina requisito” aquela em que o aluno deve lograr aprovação para obter o direito de matrícula em outra ou outras disciplinas (Art. 70, Regimento Geral).

Em cada período letivo, a carga horária mínima para a matrícula não poderá ser inferior a doze horas/aula semanais, excetuados os casos de matrículas para conclusão de curso, os de impedimento decorrente de reprovações em “disciplinas requisito” e os de força maior, assim considerados segundo critério da CG da Unidade (Art. 73, Regimento Geral).

O número máximo de horas/aula que o aluno poderá cursar por semana é fixado pelas Congregações das Unidades, não podendo ultrapassar quarenta horas (Resolução CoG 3903/91).

 

Matrícula 1º semestre de 2020

A matrícula em disciplinas deverá ser feita eletronicamente por meio do Sistema Júpiter Web:
https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/

Acesse aqui para visualizar as disciplinas que serão oferecidas no 1º semestre de 2020.

 

Calendário de Matrícula para o 1º semestre de 2020

02 a 09/12/2019 1ª interação das matrícula.
06 a 13/01/2020 2ª e última interação de matrícula
03 a 21/02/2020 Período de retificação de matrícula.

 

Informações importantes

- Após efetuar a matrícula e salvar, conferir no resumo escolar se constam todas as disciplinas inscritas.

- Aconselha-se que seja efetuada a matrícula já na primeira interação de matrícula.

- Nas demais interações, será possível incluir ou excluir disciplinas, caso seja necessário.

- A cada interação, o júpiter processará a matrícula de acordo com as prioridades estabelecidas no sistema júpiter, tais como: interação em que efetuou a matrícula, período ideal e média ponderada.

- Nomenclatura utilizada pelo Júpiter:

  • IR = inscrição reservada
  • IL = inscrição em lista de espera
  • IT = inscrição em turma lotada (provavelmente será excluído da disciplina)

- Não será aceita matrícula em disciplina com falta de requisito, exceto falta de requisito temporário em virtude de disciplinas-requisito cujas frequências e notas ainda não tiverem sido cadastradas.

- A matrícula em disciplinas que tenham como requisito disciplinas sem frequências e notas cadastradas será condicional, até que sejam divulgados os resultados da avaliação final; em caso de reprovação na disciplina-requisito, a matrícula na disciplina que dela depende será eliminada automaticamente.

- Os conflitos de horário entre as disciplinas escolhidas na matrícula serão indicados pelo Sistema Júpiter ao final das interações de matrícula.

- Para a matrícula na disciplina IAU0701 Estágio Supervisionado, o aluno deverá entrar em contato com o Serviço de Apoio Institucional e Estágio do IAU ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ), para as orientações e providências necessárias. O aluno que pretende validar iniciação científica com a disciplina de estágio deverá entregar a documentação necessária até outubro, para análise da Comissão de Graduação, na reunião do mês de novembro.

- No período de retificação de matrícula o aluno tomará ciência das disciplinas para as quais tiver sido selecionado, dentre as suas opções feitas na matrícula, podendo, ainda, excluir ou incluir disciplinas, observados os requisitos exigidos e a existência de vagas, de forma a encerrar o processo.

  • A inclusão de disciplina deverá ser feita por meio de requerimento, via Júpiter Web, no período estabelecido pelo Calendário Escolar da USP.
  • Para a exclusão de disciplinas, o aluno deverá dirigir-se ao Serviço de Graduação do IAU ou enviar a solicitação para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

Matrícula - Disciplinas optativas - 1º semestre de 2020

A matrícula em disciplinas optativas poderá ser feita no Sistema Júpiter Web a partir da 1ª interação de matrícula.

DISCIPLINA OPTATIVA QUE SERÁ OFERECIDA:

Aspectos de restauro e intervenção do patrimônio histórico arquitetônico: casos de estudo em São Paulo.
Código da disciplina no Júpiter: IAU2125 Seminários de Arquitetura Contemporânea IV-B.
Nº créditos: 2CA e 0 CT.
Docente responsável: Prof. Paulo Yassuhide Fujioka
Colaboradora: Profa. Maria Ângela P.C.S. Bortolucci.
Horário: quarta-feira, das 17h00 às 19h00.
Número de vagas: 40 para CAU-IAU.
Pré-requisito: não há
Início: 04/03/2020

Matrícula - Estudante Especial

Estudante especial é o matriculado em disciplina(s) isolada(s) dos curso de graduação, com vistas à obtenção de certificado de aprovação em disciplina. O interessado em ingressar como estudante especial deverá ser portador de certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente e respectivo histórico escolar. Em casos excepcionais, a juízo da CG, estas exigências poderão ser dispensadas.

É vedado ao aluno regular da USP a inscrição na categoria de estudante especial.

A Resolução CoG Nº 3757, de 13.12.1990, dispõe sobre a admissão de estudante especial em disciplinas isoladas dos cursos de graduação.

Período de inscrições para o 2º semestre de 2019: 10 e 11 de julho de 2019, das 08h00 às 17h00.

Local: Serviço de Graduação.

Edital IAU para o 1º semestre de 2020.

Acesse aqui para visualizar as disciplinas que serão oferecidas no 1º semestre de 2020.

 

Voltar ao Topo