encontro conforto 2023 web

1 º Encontro de Conforto Ambiental Intercampus FAUUSP + IAUUSP

No dia 26 de abril de 2023, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo IAUUSP e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAUUSP celebram o 1 º Encontro de Conforto Ambiental Intercampus FAUUSP + IAUUSP entre os grupos de pesquisa TROPICUS (Grupo de pesquisa em Conforto, Energia e Ambiente Construído – IAU) e LABAUT (Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética – FAU).

O evento faz parte da semana LABAUT+ Edição Especial de ventilação natural, organizada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo, que acontece desde o dia 24 desta semana até 28 de abril.

O encontro no Instituto de Arquitetura e Urbanismo IAUUSP dá sequência às atividades da semana com apresentações e discussões dos grupos de pesquisa e contará com a presença do professor Fernando Marques da Silva; pesquisador do Túnel de Vento do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o LNEC, de Lisboa, Portugal.

As atividades serão distribuídas durante todo o período do dia, começando com o Passeio Sonoro no campus da USP São Carlos às 11h00, motivado pelo Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído, seguido pelas apresentações e discussões dos grupos no período da tarde.

13h30. Apresentações e Discussões – BL. 1
(local: Laboratório de Conforto Ambiental do IAU — LCA-IAU)

. Análise e Avaliação tipológicas sobre a morfologia dos eixos de estruturação e transformação urbana no município de São Paulo: Aspectos da emissão e dispersão de poluentes atmosféricos  —  Carolina Girotti, LABAUT / FAUUSP.
. Análise da ventilação natural e qualidade do ar interno em estabelecimentos assistenciais de saúde: um estudo de caso do hospital universitário de São Carlos  —   Ana Clara Xavier, TROPICUS / IAUUSP.
. Método integrativo da análise de desempenho térmico de unidades habitacionais: NBR 15.575 2021 – consolidação da Ação Fluidodinâmica  —  Samuel Nazareth, LABAUT / FAUUSP.
. Confecção e aferição de uma caixa quente didática  —  Pedro Henrique Matia, TROPICUS / IAUUSP.

16h00. Apresentações e Discussões – BL. 2
(local: Laboratório de Conforto Ambiental do IAU — LCA-IAU)

. Resfriamento passivo de edificações para a mitigação e adequação às mudanças climáticas. Thassia Nascimento; Gustavo Almeida; Vanessa Caieiro Garrido; Gabrielle Pedroso; Profa. Dra. Karin Chvatal – TROPICUS / IAUUSP.

A programação completa do evento está disponível na página do Instagram do LABAUT: https://instagram.com/labaut.fauusp?igshid=YmMyMTA2M2Y=

O evento é direcionado a todos os interessados pela temática e não é necessário fazer inscrição prévia para nenhuma das atividades da Semana de Conforto Ambiental.

CHAMADA encontro conforto 2023 cartaz web