Ivan-1 web

Aluno de Iniciação Científica do IAU recebe prêmio nacional

Ivan-1 web

por trabalho relacionado ao uso de VANT na regularização fundiária urbana.

Entre os dias 03 e 06 de abril de 2018 ocorreu no Rio de Janeiro a 7º edição do ENEC – Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Civil. O evento contou com a participação de congressistas e alunos de iniciação científica de diversas universidades do país.

O aluno Ivan Langone Francioni Coelho, graduando em Engenharia Civil pela EESC-USP e aluno de iniciação científica do IAU-USP, conquistou o primeiro lugar do Prêmio ENEC 2018 na categoria Recursos Hídricos, Engenharia Urbana e Meio Ambiente pela pesquisa relacionada ao emprego de VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) em trabalhos de regularização fundiária de comunidades. O estudante desenvolveu o trabalho “O Uso de Veículo Aéreo Não Tripulado para a Regularização Fundiária e Planejamento Urbanístico de Comunidades”, sob a orientação dos professores Marcel Fantin (IAU-USP) e Julio Cesar Pedrassoli (UFBA-POLITECNICA).

O emprego de VANTs no processo de obtenção de informações e levantamento de dados sobre o uso e ocupação da superfície terrestre tem ganhado muita atenção nos últimos anos. O trabalho desenvolvido pelo aluno explorou essa ferramenta como um caminho possível para a obtenção de dados aerofotogramétricos, cadastrais, ambientais e planialtimétricos para o desenvolvimento de planos físicos de regularização fundiária a partir do estudo de caso do Jardim Nova Esperança – Banhado, localizada no município de São José dos Campos – SP. O trabalho desenvolvido permitiu quantificar e dimensionar as moradias, trabalho este de difícil realização por outros métodos e dados até então disponíveis.

Ivan também ressalta a importância desse tipo de levantamento para a atualização cartográfica, uma vez que, em geral, os assentamentos precários são colocados à margem da cartografia oficial produzida pelo poder público: “essas áreas só recebem algum tipo de mapeamento adequado por exigência legal ou em projetos de infraestrutura que visam à remoção dos moradores”.

O aluno e os orientadores agradecem a comunidade do Banhado pela calorosa recepção durante o desenvolvimento dos trabalhos de aerolevantamento na esperança que o mesmo contribua para a concretização da sonhada regularização fundiária do bairro. #BanhadoResite.

Ivan-2 web