lina 2015 web

Colóquio Lina Bo Bardi em São Carlos (2)

lina 2015 web

– Nos dias 26 e 27 de maio de 2015, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP realizará o Colóquio “Lina Bo Bardi em São Carlos”.

No contexto das recentes comemorações do centenário de Lina Bo Bardi, este colóquio propõe-se como uma contribuição do IAU para a reflexão do significado da obra e pensamento da arquiteta na cultura brasileira.

26 DE MAIO | 17h30
Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano – ICMC-USP
(transmissão ao vivo pela iptv-usp no link  )
Abertura: Carlos Martins (diretor IAU-USP)
Palestra “Erudito e Popular, uma visão de Lina Bo Bardi”, Marcelo Suzuki (IAU-USP)
Palestra “Escrever [sobre] Lina Bo Bardi”, Zeuler Lima (Sam Fox School, Washington University in St. Louis)

27 DE MAIO | 14h00
Auditório Paulo de Camargo e Almeida – IAU-USP
(transmissão ao vivo pela iptv-usp no link www.iau.usp.br/transmissao)
Painel “A contribuição do IAU nas pesquisas sobre Lina Bo Bardi”
introdução do painel: Aline Coelho Sanches Corato (IAU-USP);
apresentações: “Moradas da Alma”, Maria de Fátima de M. B. Campello (UFAL); “Lina Bo Bardi: Bahia (1958-1964)”, Juliano A. Pereira (UFU); “Lina Bo Bardi e a introdução da restauração crítica no Brasil”, Ana Lúcia Cerávolo (Unicep); “Lina Bo Bardi, entre o ‘popular’ e o ‘moderno'”, Vanessa Rosa;
comentários: Renato Anelli (IAU-USP) e Fabio L. de S. Santos (IAU-USP)

Palestra e encerramento: “Lina Bo Bardi em seu centenário: significados e perspectivas de sua herança”, Renato Anelli (IAU-USP)

O Colóquio é promovido pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (IAU-USP); Instituto Lina Bo e P.M. Bardi; Etel; Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, Polo São Carlos; ARQBRAS (Grupo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo no Brasil do IAU-USP).

cartaz do evento