CANTEIRO ESCOLA web

Curso de Difusão “Canteiro Escola: Taipa de mão aplicado à edificação – Módulo 2”

CANTEIRO ESCOLA web

A Comissão de Cultura e Extensão do IAU-USP, informa que nos dias 17, 18 e 19 de Julho e 05 de agosto, das 8h às 18h, será oferecido o Curso de Difusão “Canteiro Escola: Taipa de mão aplicado à edificação do Grupo Habis Módulo 2 – Trama, Barreamento e Revestimento”.

Objetivos do curso: Experimentar a prática da execução da taipa japonesa e a taipa de mão.

Este curso trata sobre a técnica construtiva conhecida como taipa de mão, uma das técnicas construtivas tradicionais utilizadas no Brasil. Hoje, apesar do seu potencial, é muito pouco usado e guarda imagens de uma construção com pouca durabilidade e remete à condição de pobreza e precariedade. No contexto atual de emergência climática, esta técnica possui características muito favoráveis com menor impacto ao meio ambiente. Sua composição é baseada em materiais locais como bambu, terra, e fibras vegetais associada à estrutura de madeira serrada. Existem construções realizadas pelos imigrantes japoneses, no Município de Registro – SP, que apresentam uma qualidade excepcional onde algumas casas construídas tem mais de 100 anos e ainda estão em uso até hoje. A razão desta durabilidade está na forma de execução baseada no conhecimento milenar da taipa japonesa adaptado às condições locais e aos materiais encontrados na região. A taipa de mão pode ser uma das opções construtivas importantes desde que sejam adotados os devidos cuidados na sua execução, que passa pelo detalhamento executivo, preparação adequada da terra, da madeira, do bambu, e sua aplicação em camadas: barreamento, regularização e acabamento.

O curso tem como público alvo: estudantes e pesquisadores das áreas de arquitetura, construção, engenharias e trabalhadores da construção civil.

Coordenadora: Profa. Dra. Akemi Ino
Colaboração: IAU: Profa. Dra. Akemi Hijioka (IFSP) | Arq. Alain Briatte Mantchev (Laboraterra Arquitetura)
Carga horária do curso: 30h
Número de vagas: 25
Período das inscrições: 28/06 a 05/07/2023 pelo sistema Apolo USP.