Menu fechado
7886e602 82a0 4006 b785 3a4fbcad6608

IAU USP e “Sapienza” Università di Roma estudam influência italiana no patrimônio arquitetônico de São Carlos

7886e602 82a0 4006 b785 3a4fbcad6608

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (IAU USP), em São Carlos, a “Sapienza” Università di Roma e a Fundação Pró-Memória realizaram uma série de atividades no Brasil neste mês de maio, fortalecendo o acordo de cooperação internacional que o Instituto possui com a Universidade italiana desde 2019. A parceria, que já resultou na criação da disciplina “Tópicos Especiais: Análise e documentação do patrimônio cultural: processos híbridos de representação”, oferecida no Programa de Pós-Graduação do Instituto, agora deu origem a um projeto inovador de documentação de edifícios históricos de São Carlos que possuem influência italiana. 

A iniciativa teve parte de suas atividades realizada na última semana, com a vinda do Prof. Titular Alfonso Ippolito para o Município. Em conjunto com a Profa Simone Vizioli do IAU USP e as pesquisadoras italianas Martina Attenni e Marika Griffo, utilizaram um laser scanner trazido da Itália para capturar dados de edifícios e gerar, com grande riqueza de detalhes, modelos tridimensionais, com intuito de documentação e comunicação do patrimônio. 

estação 3d

Segundo Alfonso, o projeto foi motivado pela influência italiana em diversos patrimônios arquitetônicos do Estado de São Paulo. No caso de São Carlos, especificamente, muitos imigrantes italianos vieram para o município paulista, inclusive operários e mestres de obras, que passaram a replicar características da arquitetura de seu país de origem na cidade. “O nosso interesse com o projeto é verificar a influência italiana na arquitetura italiana presente em São Carlos. Nossa metodologia é precisa e vai nos permitir obter, de forma científica, um modelo tridimensional dos patrimônios levantados”, afirma.

Ainda segundo o Prof. Alfonso, a ideia é realizar um estudo dos edifícios ecléticos, sistematizando e catalogando obras para diversos fins, entre eles, uma publicação documental. Na visita, ele pôde coletar os dados internos e externos de duas construções históricas da cidade: a Estação Ferroviária e o Palacete Bento Carlos. Além desses edifícios, os pesquisadores também realizaram mapeamentos externos de outras localidades previamente selecionadas pela Fundação Pró-Memória. 

9b0b7142 2a56 4411 8a6d 3d13293d2d8d

A  Profa. Simone explica que a vinda da equipe italiana vai muito além do uso do laser scanner. A partir da troca de conhecimentos, pretende-se absorver a metodologia empregada na pesquisa. “A ideia é aprender todo o processo onde esse equipamento está inserido. Tudo começa com o estudo da cultura, da história, do edifício e da evolução urbana, passando pela aquisição de dados por meio de fotografia e do laser scanner, além da análise dos mesmos. Dessa forma, conseguimos oferecer uma comunicação muito mais moderna, didática e adequada para a sociedade, profissionais da área e para a academia”, esclarece. 

Ainda segundo a docente, o trabalho em desenvolvimento possui grande relevância para São Carlos. “Esses estudos são inovadores do ponto de vista da documentação científica para conservação e memória patrimonial, além da acessibilidade à informação. 

A cooperação internacional entre IAU USP e a “Sapienza” já gerou uma dissertação de mestrado na Itália, elaborada pela aluna Giulia Lufarelli – orientada pelo Prof. Alfonso e co-orientada por Simone -, cujo objeto de estudo era justamente São Carlos. Por meio da pesquisa, foi criado um site e realizada a musealização do espaço de alguns edifícios. 

No próximo dia 20 de maio, ocorrerá o encerramento da disciplina de análise e documentação do patrimônio cultural. Além disso, também será o último dia da exposição Piazze di Roma, que está sendo realizada desde o dia 9 de maio no Postão do Instituto e possui como tema as praças de Roma, abordando especificamente a Capranica e a Piazza di Pietra.