Integrantes do Projeto UrbVerde, do IAU, participam de reunião com a Secretaria de Mudanças Climáticas

Docentes e alunos discutiram, na segunda-feira (6), iniciativas voltadas ao monitoramento e às adaptações urbanas aos desafios climáticos

Docentes e alunos do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), participantes do projeto UrbVerde, realizaram, na segunda-feira (6), uma reunião com a Secretaria Municipal de Mudanças Climáticas de São Paulo (SP), para discutir iniciativas voltadas para o monitoramento e a adaptação urbana aos desafios climáticos, que se tornam cada vez mais recorrentes.

O Secretário Municipal de Mudanças Climáticas José Renato Nalini, a chefe de gabinete Luciana Feldman e André Previato participaram da reunião.

O Projeto UrbVerde tem se destacado por suas propostas inovadoras. Os participantes expuseram o desenvolvimento de suas plataformas e a execução do identificador de ilhas de calor no bairro do Morumbi e em Paraisópolis, chamando a atenção para a distribuição desigual dos impactos climáticos na sociedade.

Durante a reunião, também foram abordadas questões críticas, como o engajamento da população em ações sustentáveis, o desenvolvimento de manuais voltados à educação climática e o impacto da vegetação no controle da temperatura urbana.

Os participantes também discutiram sobre a gestão de resíduos sólidos na cidade. Embora 76% do município tenha coleta seletiva, apenas 3% dos resíduos são efetivamente reciclados. Os dados são preocupantes, já que evidenciam a necessidade de ações mais eficazes e integradas.

Dessa forma, o UrbVerde irá enviar propostas de parceria à secretaria, tanto para os projetos que já estão em andamento, como para atrair mais cidadãos às causas ambientais, por meio de uma comunicação mais moderna e eficiente para provimento de dados e informações climáticas.