Livro publicado por professor do IAU discute os processos de urbanismo vertical e seus impactos em contextos globais

Título “Producing and living the high-rise: new contexts, old questions?” é o produto de uma pesquisa multidisciplinar, financiada pela Fapesp e pela ANR

Publicado pelo professor Manoel Rodrigues Alves, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU/USP), o livro “Producing and living the high-rise: new contexts, old questions?” traz à tona questões relacionadas aos processos de urbanismo vertical e seus impactos em distintos contextos urbanos.

A obra é produto de uma pesquisa multidisciplinar e binacional, entre, Brasil e França, que foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pela Agence Nationale de la Recherche (ANR).

O livro adota uma abordagem não eurocêntrica e se referencia em estudos de casos. Estruturado em três partes, divididas em capítulos, apresenta reflexões e questionamentos de pesquisadores de distintos campos do conhecimento em relação ao tema.

Na primeira sessão, interrogam-se aspectos das complexas relações do urbanismo vertical e cidade inclusiva, por exemplo em relação à perversão do espaço urbano ou a desdobramentos da financeirização dos mercados imobiliários, revelando diferenças nos tipos de negociações locais-globais que condicionam a construção da cidade neoliberal. Na segunda parte, os autores discorrem sobre a verticalização residencial nos processos de diferenciação socioespacial dentro das cidades. Por fim, na última parte, são exploradas leituras e interpretações da paisagem urbana e práticas sociais e espaciais e suas representações iconográficas e cartográficas.

Não objetivando a comparação de processos de verticalização em diferentes cidades, os autores aprofundam questões teóricas e empíricas de diferentes contextos multiescalares geográficos, sociais e culturais. Com essa abordagem, interrogam aspectos da privatização e gentrificação do espaço urbano, assim como introduzem abordagens conceituais inovadoras, como a noção de ‘built-high gentrification’.

O livro é de interesse de acadêmicos, estudantes, urbanistas, arquitetos e profissionais de estudos urbanos. Ele está disponível nos formatos físico e on-line e pode ser adquirido pela internet, no site https://vernonpress.com/book/1878.