Menu fechado

Plataforma UrbVerde é destaque em nova reportagem do Jornal Estadão sobre áreas verdes em São Paulo

A plataforma UrbVerde, desenvolvida pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, foi destaque em uma nova reportagem do Jornal Estadão, intitulada Seu bairro tem área verde suficiente? Mapa interativo mostra ‘oásis’ e desertos em SP. A reportagem pode ser conferida na íntegra aqui.

A matéria discute a desigualdade na distribuição das áreas verdes na cidade de São Paulo, evidenciando como regiões de baixa renda, como Capão Redondo e Brasilândia, possuem pouca cobertura vegetal, em contraste com bairros nobres, como Alto de Pinheiros e Morumbi.

Conforme apontado pelo professor Marcel Fantin, coordenador da UrbVerde, essa distribuição desigual está associada às diferenças de renda e ao planejamento urbano histórico da cidade.

A reportagem também enfatiza que a ampliação de áreas verdes deve ser uma prioridade para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover a equidade ambiental.

Em junho de 2024, a Plataforma UrbVerde já foi tema de uma reportagem do Estadão sobre os desafios urbanos na Era do Clima. 

Vista do bairro Capão Redondo (à esq.) e do entorno da Praça Panamericana (à dir.), em Alto de Pinheiros Foto: Felipe Rau/Estadão

O que é a plataforma?

Lançada em 2023, a UrbVerde foi desenvolvida no âmbito do projeto PIPAE da USP, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O projeto conta com a colaboração da Universidade Lusófona, das federais de São Carlos (UFSCar) e da Bahia (UFBA), UNITAU, UNIARA, Instituto Polis, Consórcio do ABC e Prefeitura de Diadema. Seu objetivo é fornecer dados valiosos ao poder público e aos cidadãos no contexto das mudanças climáticas.

A plataforma UrbVerde tem se consolidado como uma ferramenta essencial para o planejamento urbano sustentável, permitindo que cidadãos e gestores públicos tomem decisões mais informadas em relação ao desenvolvimento urbano e à preservação ambiental.