Lista das inscrições de Aluno Especial confirmadas (Disponível) – Tópicos Especiais: Tecnologias Digitais na Documentação do Patrimônio Arquitetônico” – 1º semestre

Inscrições confirmadas

O Programa de Pós-Graduação do IAU oferecerá no a disciplina IAU5818 Tópicos Especiais: Tecnologias Digitais na Documentação do Patrimônio Arquitetônico”, tendo como responsáveis os Professores Marcio Minto Fabricio (IAU-USP),  Prof. Arivaldo Leão de Amorim (UFBA) e Profa. Natalie Johanna Groetelaas (UFBA) e colaboração da Arquiteta Ana Lucia Cerávolo.

A disciplina será oferecida no período de 21 a 30/05/2018, conforme detalhamento abaixo, e contabilizará 5 créditos.

As matrículas dos Alunos Regulares ocorrerão no Serviço de Pós-Graduação, através da o  preenchimento de formulário, com a anuência do orientador,  até 11/05/2018.

A matrícula de Alunos Especiais ocorrerão no período de 07 a 11/05/2018, conforme instruções do link: http://www.iau.usp.br/posgrad/index.php/pt-br/aluno-especial

OBJETIVOS:

Propiciar aos discentes uma visão abrangente dos principais aspectos da documentação arquitetônica e de sítios urbanos, desde o seu planejamento até a sua execução.

• Apresentar e discutir as principais tecnologias digitais aplicadas;

• Promover a prática da documentação arquitetônica e de sítios urbanos usando as tecnologias digitais, e

• Fomentar o desenvolvimento de projetos de documentação, bem como o estabelecimento de redes cooperativas para a sua viabilização.

Professores Convidados:

Professor Titular Arivaldo Leão de Amorim – Universidade Federal da Bahia

Professora Doutora Natalie Johanna Groetelaas – Universidade Federal da Bahia

Colaboração: Arquiteta Ana Lucia Cerávolo.

Docente IAU USP:

Professor  Márcio Minto Fabricio – Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP

Datas:

Aulas teóricas: 21 a 25 de maio das 14:00 às 18:00 – Sala Pós 2 (exceto aula do dia 22/05 que ocorrerá na Sala Vídeo 2).

Aula prática de campo: 28 de maio (viagem à São Paulo para levantamento fotográfico).

Aulas práticas na sala de aula inteligente: 29 e 30 de maio das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Programa Preliminar:

AULA DATA TEMA / ASSUNTO

Tarde

Apresentação do curso: objetivos, metodologia a ser empregada, recursos tecnológicos e bibliografia disponíveis.

Cronograma preliminar e atividades paralelas.

Discussão sobre os temas dos trabalhos para a disciplina.

Introdução ao curso.

Apresentação e discussão de projetos de documentação: a experiência nacional e internacional.

Os projetos de documentação do LCAD UFBA.

Tarde

Projeto de documentação: Planejamento, Aquisição e Produção de Dados, Gestão de Dados, e Controle do Projeto.

Tarde

Finalidade documentação x nível de detalhe

Métodos de levantamento: classificação / métodos

Métodos de levantamento: Varredura a laser e Luz estruturada

Métodos de levantamento: Fotogrametria (stricto sensu), DSM,  fotogrametria esférica

Tarde

Métodos para levantamento de dados ocultos / discussão das técnicas

Prática de campo: aquisição de dados em São Carlos
06 28/05 Viagens e Prática de campo: aquisição de dados em São Paulo – Casa de Vidro – Fundação Bardi
07 29/05 manhã Introdução ao Phtotomodeler / Restituição interativa

tarde

Monorrestituição / Geração de ortofotos e vetorização

manhã

Introdução ao Dense Stereo Matching (DSM) / Restituição automatizada

tarde

Processamento de nuvens de pontos / Inserção no AutoCAD e Revit

HBIM – Historic Building Information Modeling. Fechamento do curso.

INSCRIÇÕES:
Aluno Regular do Programa de Pós IAU USP: até 11/05/2018
(Inscrição diretamente no Serviço de Pós);
Aluno Especial: 07 a 11/05/2018 (Inscrição digital – informações no link: http://www.iau.usp.br/posgrad/index.php/pt-br/aluno-especial).
Informações:
Serviço de Pós-Graduação IAU USP