Menu fechado

IAU tem projeto aprovado para a USP Academy 2026

Na recente seleção de propostas em resposta ao Edital USP Academy 2026 – Promoção da Internacionalização no Ambiente USP, o projeto “Modern Architecture in Brazil, China, and Latin America: A Decolonial Glance”, do IAU-USP, foi aprovado, juntamente com outros 14 projetos de diversas Unidades da universidade. Organizada pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU-USP) e o Programa Santander Universidades, a chamada recebeu um total de 38 projetos, de todas as áreas do conhecimento.

Sob a coordenação do Prof. Associado Dr. Marcelo Tramontano, o projeto oferecerá um curso internacional, que visa promover uma leitura comparativa dos modos como o modelo de modernidade euroestadunidense, baseado na produção industrial e no pressuposto de superioridade racial europeia, foi imposto, assimilado e transformado no Brasil, na China e na América Latina, desde o século XVIII até os nossos dias.

A proposta envolve também a Profa. Dra. Nilce Aravecchia-Botas, da FAU-USP, a servidora Andreia Carla Campana Salla, da CCInt-IAU, e a doutoranda da FAU-USP Beatriz Barsoumian de Carvalho, além de professores e pesquisadores da Tsinghua School of Architecture (THSA), de Beijing, China, e da Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo da Universidad de Buenos Aires (FADU-UBA). A coordenação do projeto, nas universidades parceiras, estará a cargo dos professores QING Feng (THSA) e Rosa Aboy (FADU-UBA). Estas instituições têm acordos de cooperação firmados com as Unidades da USP envolvidas no projeto e a participação de seus docentes e estudantes visa consolidar e ampliar os processos de cooperação acadêmica em curso.

O curso totalmente gratuito será ministrado em formato híbrido na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU-USP, na Cidade Universitária, entre 21 e 31 de julho de 2026, oferecendo 65 vagas para estudantes e docentes do IAU e da FAU, das instituições parceiras, acadêmicos de outras instituições do Brasil e do exterior e público em geral. O curso será ministrado em inglês e espanhol, e contará, ainda, com a contribuição pontual de professores convidados de universidades brasileiras e latino-americanas, buscando estimular a interlocução e o intercâmbio entre estudantes, professores e pesquisadores de diferentes nações.

Além do curso, o Programa prevê igualmente missões de trabalho de curta duração na Tsinghua University School of Architecture e na Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo da Universidad de Buenos Aires, para os docentes, servidora e doutoranda envolvidos na proposta.

image_print