Biblioteca

BIBLIOTECA

A maior parte do acervo na área de Arquitetura utilizada pela comunidade do IAU está situada na Biblioteca Central da EESC USP, que conta com um acervo de 370 mil volumes, desses há 6.905 livros e 206 títulos de periódicos na área. Somam-se ainda 2.688 produções científicas e 645 teses e dissertações.

Em 2010, com a criação do IAU, houve o anseio da concepção de uma biblioteca voltada a área de Humanas e incorporada ao Sistema Integrados de Bibliotecas da USP (SIBi-USP), que tornasse possível o acesso e a divulgação dos materiais adquiridos pelo Centro de Documentação (CEDOC) aos usuários USP, assim como a Produção Intelectual dos docentes e funcionários do novo instituto, além de possibilitar o contínuo desenvolvimento do acervo e a ampliação de um espaço de estudos de apoio aos alunos de Arquitetura.

Em reunião realizada em 15 de setembro de 2015, a incorporação da Biblioteca do IAU ao Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi-USP) foi aprovada pelo Conselho Supervisor deste. Possibilitou-se assim a criação de uma biblioteca voltada à área de Humanas no Campus USP de São Carlos, que vem desempenhando um importante suporte para alunos de graduação, pós-graduação e docentes do IAU, por meio de serviço de empréstimo, consulta, empréstimo entre bibliotecas, orientação à pesquisa e normalização de trabalhos acadêmicos, além do acesso ao seu acervo, constituído por: teses de doutorado e dissertações de mestrado, títulos de periódicos, trabalhos de graduação integrados (TGI), catálogos e folhetos de exposições de arte e arquitetura, material cartográfico, livros, slides relacionados à arquitetura e urbanismo e diversas bases de dados, revistas eletrônicas e livros eletrônicos assinados pela USP .

Outro importante acervo incorporado à Biblioteca está:

- o acervo do arquiteto Jorge Caron, que reúne documentos referentes à sua atuação didático-pedagógica e projetos arquitetônicos, paisagísiticos, cenográficos e cenotécnicos;
- um conjunto residual de livros que integravam a biblioteca do antigo DOP de São Paulo;
- parte do acervo bibliográfico dos arquitetos Mayumi e Sérgio de Souza Lima, Admir Basso e de material pertencente ao arquiteto Luis Gastão de Castro Lima.

Acesse o site da Biblioteca da IAU para mais informações.

Além dos títulos disponíveis localmente, os alunos também têm acesso a mais de 15 mil títulos eletrônicos por meio do SIBiNet e do Portal de Periódicos Capes.

 

Equipe Técnica:

Brianda de Oliveira Ordonho Sigolo
Cleverci Aparecida Malaman

Vilma Del Grossi Coutinho

Telefone: (16) 3373-9282

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Voltar ao Topo