Menu fechado

Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) e Escola de Arquitetura da Tsinghua University promovem Exposição em São Carlos

A parceria acadêmica entre a Universidade de São Paulo (USP) e a renomada Tsinghua University, de Pequim, China, começa a render seus primeiros frutos em São Carlos. Em um marco para a cooperação internacional, o campus da USP em São Carlos apresenta uma exposição de arte digital que busca engajar o público e fortalecer os laços culturais entre os dois países.

EXPOSIÇÃO
COSMOS IN A NUTSHELL
Digital Art Exhibition of the Song-Period Architecture and Mural Paintings of Kaihua Monastery in Gaoping

O COSMOS EM UMA CASCA DE NOZ
Exposição de arte digital sobre a arquitetura e pinturas murais do período Song do Mosteiro Kaihua em Gaoping, China

VISITAÇÃO:  7 a 27 de agosto de 2025, seguda a sexta-feira das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 20h.

*O horário de chegada para utilização monitorada dos óculos de realidade virtual é das 16:00h às 17h45h.

LOCAL:              Centro Cultural USP, campus 1 USP em São Carlos

                        Av. Dr. Carlos Botelho 1465, Centro

ENTRADA:       Livre e gratuita

Arquitetura e patrimônio artístico são os portadores materiais da história, cultura, arte e emoção humanas. Eles incorporam a luminosa memória da antiga civilização chinesa. A Dinastia Song (960-1279) foi um ápice do florescimento cultural, tecnológico e artístico na China e é reconhecida como um patrimônio cultural para o renascimento nacional.

O Salão Principal do Mosteiro Kaihua em Gaoping, na província de Shanxi, China, é um dos poucos exemplos sobreviventes de murais budistas do período Song do Norte (960-1127) ainda preservados em seus contextos arquitetônicos. Ele possui significativo valor histórico, artístico e de restauração. Para dar vida a esse tesouro nacional e torná-lo público, a Professora Associada Li Luke, da School of Architecture da Tsinghua University, conduziu a curadoria e a produção da Exposição de Arte Digital da Arquitetura e Pinturas Murais do Período Song do Mosteiro Kaihua em Gaoping. O projeto foi apoiado pelo Fundo Nacional Chinês de Artes para Disseminação, Intercâmbio e Promoção de 2024.

Esta exposição de arte digital, sediada no Centro Cultural da Universidade de São Paulo, em São Carlos, SP, marca a estreia do projeto na América do Sul. Coorganizada pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e pela School of Architecture da Tsinghua University, uma série de vídeos, com quarenta minutos no total, apresenta o processo de criação das obras de arte digitais, desde a reconstrução espacial da arquitetura mural conduzida pela equipe da Tsinghua até métodos interdisciplinares de interpretação digital.

No centro da experiência está um filme de arte digital de 23 minutos, “Uma Jornada Milagrosa ao Mosteiro de Kaihua”, que utiliza narrativas digitais para dar vida aos contos e visões budistas dos Paraísos Budistas retratados no círculo de murais do salão principal. Os modelos poderão ser visualizados pelos visitantes com o uso de óculos de Realidade Aumentada. O projeto convida à reflexão sobre os mundos imaginados do passado e do presente que convergem no Mosteiro de Kaihua, levando os espectadores a uma contemplação espiritual.