O Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo tem por objetivo principal a formação avançada de professores, pesquisadores e profissionais, capacitando-os para o ensino e para a pesquisa. A formação enfatiza perspectivas críticas no âmbito teórico e historiográfico e perspectivas inovadoras no âmbito tecnológico e projetual. O Programa oferece regularmente os cursos de Mestrado (desde 1971) e de Doutorado (desde 2003) em Arquitetura e Urbanismo. Ambos integram o Sistema Nacional de Pós-Graduação, sendo credenciados pela CAPES/MEC.

Ao longo de mais de 40 anos de atividades, o Programa tem contribuído para o aprofundamento da pesquisa brasileira. No campo da Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo, têm sido produzidos trabalhos acerca do modernismo arquitetônico e urbanístico brasileiros, a partir de suas realizações - tanto as mais notáveis como aquelas não exploradas pela historiografia, de seus compromissos sociais e estéticos, de sua inserção na vida cultural do País, e de suas relações com vertentes do movimento internacional. Quanto às pesquisas em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia, destacam-se os estudos relacionados ao desenvolvimento de novos projetos, materiais e sistemas construtivos. e a pesquisa de materiais alternativos para a produção de habitação social, incorporando aspectos de gestão pública, numa perspectiva de sustentabilidade econômica, social, ambiental.

A pesquisa é atividade estruturadora do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, embasando as atividades de ensino e aglutinando docentes, alunos de mestrado e de doutorado e alunos da graduação.