Laboratório de Informática para Pós-Graduação e Pesquisa

Os alunos de Pós-Graduação têm à sua disposição o Laboratório de Informática com acesso garantido vinte e quatro horas e totalmente integrado à rede informacional da USP, via fibra ótica e rede wireless. Este laboratório, com 40m2 de área, atende exclusivamente aos alunos de Pós-Graduação, onde os mesmos desenvolvem suas pesquisas, redigem seus textos, suas monografias para as disciplinas, bem como Memoriais de Qualificação e Dissertações de Mestrado e Doutorado. O material de consumo para impressão é disponibilizado através de cotas mensais por aluno. Conta com apoio de técnicos especializados.

Laboratório Midimagem

O Laboratório Midimagem foi criado em 1997 com objetivo de apoiar a pesquisa e o ensino de pós-graduação. Está direcionado ao campo de investigação da imagem e do espaço suportada por recursos de foto, infografia e telemática. O laboratório é integrado à rede informacional da USP via fibra ótica e rede wireless. Atualmente conta com dois funcionários com formação de nível superior nas áreas de Tecnologia da Informação, Imagem e Som.

Laboratório de Ensino Informatizado

A prioridade deste laboratório é dar suporte ao ensino de informática para os alunos de Graduação. Quando não está sendo usado para este fim, dá apoio às disciplinas de Pós-Graduação que necessitem de determinadas atividades informatizadas. Dispõe de técnicos especializados e ocupa área correspondente a 59,50 m2 e é integrado à rede informacional da USP via fibra ótica e rede wireless. Além disso, os alunos de pós-graduação podem dispor do Laboratório de Ensino Informatizado, em horários alternados com os alunos de Graduação.

Laboratório de Modelos

Este Laboratório inclui a oficina de Maquetes e o Laboratório de Plástica, dispõe de equipamentos que permitem desenvolver trabalhos em madeira, metal, plástico e cerâmica. Em 1996, o Laboratório ocupa um espaço físico de 292,68 m2 e conta com dois técnicos especializados . A oficina de Maquetes atende às necessidades do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, tanto de disciplinas operativas de Projeto e de Representação e Linguagem, como de disciplinas das áreas de Teoria e História e de Tecnologia. Além disso, dá suporte a pesquisas desenvolvidas na Pós-Graduação, desenvolvendo equipamentos utilizados para avaliações em Conforto Ambiental, tais como Céu Artificial e Heliodon. Modelos reduzidos, maquetes e fôrmas de corpos de prova são elaborados também neste laboratório. O Laboratório de Modelos, como um todo, tem dado suporte à divulgação da produção de alunos da Graduação e da Pós-Graduação e de docentes, na montagem de exposições itinerantes e internas, as quais têm ocorrido em número significativo no Programa.

Laboratório de Construção Civil     

     

Este laboratório além de atender às necessidades didáticas do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e do curso de Graduação em Engenharia Civil, subsidia as atividades didáticas e de pesquisa do Programa de Pós-Graduação, através de caracterização de materiais e componentes para edificações com ênfase no desenvolvimento de novos materiais, tais como, concreto e argamassas especiais, materiais compósitos a partir de polímeros associados a resíduos agro-industriais. Nos últimos dois anos foram instalados novos equipamentos que possibilitaram ampliar o espectro das atividades desenvolvidas, inclusive a prestação de serviços de extensão a empresas e à comunidade em geral. Conta com o auxílio de três técnicos especializados e utiliza espaço físico de 672,95 m2.

Laboratório de Conforto Ambiental

O Laboratório de Conforto Ambiental tem como função básica o desenvolvimento de atividades de apoio ao ensino de Graduação e Pós-Graduação. Oferece suporte às atividades da linha de pesquisa em Conforto Ambiental e Eficiência Energética no Edifício e na Cidade, dentro do Programa de Pós-Graduação. No suporte às atividades de pesquisa, o laboratório oferece equipamentos que permitem monitorar, levantar e avaliar dados em termos de Conforto Térmico, Conforto Luminoso e Conforto Acústico. Estas medições podem ser conduzidas no espaço urbano ou em edificações, em escala real ou reduzida. O Laboratório dispõe de 54,27 m2 de área.