Programas

Programa de Dupla Formação

Programa de Dupla Formação IAU/EESC

O Programa de Dupla Formação firmado entre o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) tem por objetivos:


1) Promover uma formação ampliada de engenheiros civis, arquitetos e urbanistas.

2) Possibilitar o aprofundamento nos conteúdos de algumas áreas de conhecimento, quais sejam:

  • Alunos e alunas do IAU na EESC: Infraestrutura urbana e transportes, Saneamento Ambiental, Estruturas, Geologia e Solos.
  • Alunos e alunas da EESC no IAU: Projeto urbano e paisagismo, Projeto arquitetônico de edificações, Conforto Ambiental, Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo no Brasil e Contemporânea.

3) Promover uma dupla formação (e não uma dupla titulação) para os alunos e alunas de ambos os cursos de graduação sem que ocorra a quebra de quaisquer requisitos de disciplinas dos respectivos cursos de origem.

 

Edital 01/2019 - Processo Seletivo  para o Programa de Dupla Formação IAU/EESC.

Anexo 1 - Programa de Dupla Formação IAU/EESC

Requerimento Dirigido ao Diretor

 

Programas de apoio do IAU

 

Programa de Ações Afirmativas da Graduação do IAU

O Programa de Ações Afirmativas da Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) constitui-se como uma ação da Unidade destinada a viabilizar a permanência de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica e contempla a seguinte modalidade: Bolsa de Apoio ao Estudo.

As bolsas deste programa destinam-se exclusivamente aos alunos do primeiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo do IAU, que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, conforme classificação obtida junto ao Serviço Social do campus USP de São Carlos.

Edital do Programa de Ações Afirmativas da Graduaçao do IAU 2019.

Anexo 1 - Ficha de Inscrição do Aluno

 

Programa de Bolsas Monitoria IAU

O Programa de Monitoria do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) visa apoiar as condições de oferta das disciplinas oferecidas pelo IAU e promover formas eficazes de divulgação de seus resultados; e incentivar os alunos da graduação a aperfeiçoarem estudos em uma área de conhecimento de maior interesse, por meio do desenvolvimento de atividades supervisionadas de ensino.

Além disso, constitui-se como uma ação da Unidade destinada a viabilizar a permanência dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo que se encontram em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.

Edital do Programa de Bolsas Monitoria IAU 2019.

Anexo 1 - Projeto de Monitoria IAU

Anexo 2 - Ficha de Inscrição do Aluno

Anexo 3 - Relatório de Monitoria IAU

 

Programas de apoio da Pró-Reitoria de Graduação

Os programas de apoio da Pró-Reitoria de Graduação fazem parte da política de valorização do ensino de graduação e integram o conjunto de ações destinadas ao apoio, à permanência e à formação estudantil na Universidade de São Paulo.

 

Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG)

O Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação visa incentivar alunos da graduação a aperfeiçoarem estudos em uma área de conhecimento de maior interesse, por meio do desenvolvimento de atividades supervisionadas de ensino. O programa é voltado a estudantes de todos os cursos da USP, que tenham bom rendimento escolar, e destacado desempenho na disciplina escolhida para desenvolver as atividades de monitoria.

Edital do Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação – 1º semestre de 2019.

Edital do Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação – 2º semestre de 2019.

 

Programa Pró-Aluno

O Programa Pró-Aluno tem por objetivo prover os alunos de graduação das Unidades da USP de recursos básicos de informática, para uso exclusivo nas suas atividades de graduação.

Edital do Programa Pró-Aluno 2019/2020.

Edital do IAU junto ao Programa Pró-Aluno 2019/2020.

Formulário de Inscrição (Anexo I)

 

Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação - PUB

O Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação (PUB) é uma ação da USP que integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil visando ao engajamento do corpo discente em atividades de investigação científica ou projetos associados às atividades-fim da USP, de forma a contribuir para a formação acadêmica e profissional dos alunos regularmente matriculados.

Edital do Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação 2019/2020.

Cronograma retificado

 

Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil

O aluno que ingressa na USP, especialmente aquele que possui situação socioeconômica desfavorável, pode contar com a ajuda do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE).

O PAPFE consiste em apoios e bolsas disponibilizados anualmente para alunos regularmente matriculados em cursos de Graduação que apresentem e comprovem, por meio de documentos, dificuldades socioeconômicas para se manterem na Universidade

No campus de São Carlos, a avaliação socioeconômica da maioria dos benefícios é feita pelas Assistentes Sociais do Serviço de Promoção Social da Prefeitura do Campus.

O aluno que tiver interesse pelo apoio ou bolsa deverá se inscrever eletronicamente no PAPFE, via sistema Júpiter Web, preencher o formulário socioeconômico e entregar os documentos comprobatórios no Serviço de Promoção Social da Prefeitura do Campus.

Para mais informações sobre o "Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil – PAPFE acesse o site da Superintendência de Assistência Social.


Serviço de Promoção Social da Prefeitura do Campus de São Carlos

Assistentes Sociais:

  • Emanuela Pap da Silva - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Jacqueline Souza Modesto - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Rosangela Fátima Auad Proença - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (16) 3373-9111

 

Serviço de Acolhimento Psicossocial - Campus de São Carlos

O Serviço de Acolhimento Psicossocial visa promover ações de cuidado em saúde mental à comunidade uspiana. A equipe de atendimento é composta pelas assistentes sociais do campus e por estagiários de psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que são supervisionados pela professora Tais Bleicher, psicóloga e docente no departamento de Psicologia da UFSCar

Atendimento no IAU:

Quartas-feiras: das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.
Sala CPDigi 2.
Estagiária: Ana Clara Facioli.
Agendamentos, enviar e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  


Atendimento no Serviço de Promoção Social:

Segundas-feiras: das 12h30 às 17h00.
Terças-feiras: das 08h00 às 10h00 e das 12h00 às 17h00.
Quartas-feiras: das 09h00 às 14h00.
Quintas-feiras: das 08h00 às 17h00
Sextas-feiras: das 08h00 às 17h00

 

Voltar ao Topo