Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

palestra Da Casa Passiva à Nanotecnologia, com prof. Romeu Vicente (Portugal)

palestra nanotecnologia  web

- no dia 07 de maio de 2015 será realizada, no IAU-USP, a palestra "Da Casa Passiva à Nanotecnologia: Necessidade do exercício de compatibilização", com o prof. Romeu Vicente*, de Portugal.

A investigação sobre edifício de energia zero e emissões de carbono zero ou quase zero 'Near Zero-Energy Buildings (NZEBs)' intensificou-se, e a União Europeia publicou, em 2010, a reformulação da Diretiva relativa ao Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD), cujo objetivo é garantir que, em todos os Estados Membros, até o final de 2020, todos os novos edifícios sejam de necessidade quase nula de energia. Neste contexto, introdução de medidas passivas é a metodologia mais eficaz para, efetivamente, contribuir para a diminuição das emissões de carbono e do consumo de energia no setor da construção em geral. Hoje, nanotecnologia tem assumido um papel cada vez mais relevante na construção, nomeadamente no de¬senvolvimento de soluções construtivas e integração de componentes em sistemas ativos (arrefecimento, aquecimento e ventilação). As soluções passivas, combinadas com a aplicação de componentes com recurso a nanotecnologia, trazem à indústria da construção vantagens em termos de de¬sempenho dos materiais, tirando partido das potencialidades mecânicas, térmicas, elétricas, óticas e químicas dos na¬nomateriais.

07 de maio (quinta-feira), às 14h00
Auditório Paulo de Camargo e Almeida
Instituto de Arquitetura e Urbanismo - IAU-USP

*Romeu Vicente é Professor Associado no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, Portugal. É membro Fundador e Diretivo da Associação Passivhaus Zero Energy – Plataforma Portuguesa. Participa em diferentes comissões técnico-científicas do CIB International Council for Research and Innovation in Building and Construction. Leciona disciplinas da área de Física e Tecnologia das Construções, Patologia e Reabilitação do plano curricular de Engenharia Civil. Orientou e orienta alunos de doutoramento e de mestrado nas temáticas da Reabilitação do edificado existente, Avaliação de Riscos e Reabilitação e Eficiência Energética.

cartaz do evento